O Papa: o patrimônio mobiliário da Santa Sé será administrado pelo IOR - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

O Papa: o patrimônio mobiliário da Santa Sé será administrado pelo IOR

Um breve rescrito do Papa Francisco publicado nesta terça-feira no L’Osservatore Romano especifica que o Instituto para as Obras de Religião é o único responsável pela gestão e que os dicastérios, escritórios e organismos relacionados da Santa Sé devem transferir para lá todas as atividades financeiros e ativos líquidos.

Vatican News

O Instituto para as Obras de Religião terá competência exclusiva sobre a administração patrimonial se tornará o depositário de todo o patrimônio mobiliário da Santa Sé e das instituições a ela coligadas. É o que estabelece um rescrito do Papa Francisco publicado nesta terça-feira no L’Osservatore Romano.

Francisco estabelece que o rescrito “tenha a natureza de uma interpretação autêntica das disposições em vigor e tenha firme e estável vigor, não obstante qualquer coisa em contrário, mesmo que precedente ao rescrito ou referindo-se especificamente a coisas especiais”. O ponto central do texto papal é o artigo 219, parágrafo 3 da Constituição sobre a Cúria “Praedicate Evangelium”, que deve ser interpretado “no sentido de que a atividade de administrador patrimonial e de depositário do patrimônio mobiliário da Santa Sé e das instituições ligadas à Santa Sé é de responsabilidade exclusiva do Instituto para as Obras de Religião”.

Por esta razão, a Santa Sé e instituições relacionadas “que seja titulares de atividades financeiras e ativos líquidos, em qualquer forma que sejam mantidas, com outras instituições financeiras que não o IOR, devem informar o IOR e transferi-las para ele o mais rápido possível dentro de 30 dias a partir de 1º de setembro de 2022”. O rescrito papal entra em vigor imediatamente, com sua publicação no jornal diário da Santa Sé.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Paróquia-Santuário celebra neste dia 26 os 100 anos da presença da Ordem dos Frades Menores em Canindé

5º Congresso Missionário Nacional será realizado em Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro

Arquidiocese de Fortaleza lança Manual para a Semana Santa 2023

80% dos piauienses enfrentam insegurança alimentar: conheça iniciativas da igreja que auxiliam no combate à fome

Carta de Francisco à Conferência na ONU: não devemos temer o debate sobre a água