O Papa: é importante preservar os fundos audiovisuais da Igreja - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

O Papa: é importante preservar os fundos audiovisuais da Igreja

Francisco enviou uma mensagem por ocasião da primeira reunião do comitê científico da Fundação MAC Memórias Audiovisuais do Catolicismo

Vatican News

O Papa pede o compromisso de toda a comunidade eclesial para preservar os fundos históricos audiovisuais da Igreja: um patrimônio a ser preservado e ordenado de acordo com critérios científicos. Depois de já ter abordado o assunto em uma entrevista com monsenhor Dario Viganò, concedida para o livro “Lo sguardo porta del cuore” (O olhar porta do coração), Francisco voltou ao tema em uma mensagem enviada à recém-criada Fundação italiana MAC – Memórias Audiovisuais do Catolicismo, presidida pelo próprio Viganò, criada “para responder à urgência cultural da recuperação, preservação e valorização do patrimônio histórico audiovisual e do patrimônio documental a ele ligado, relativo ao catolicismo”.

Na manhã desta terça-feira, o comitê científico da Fundação se reuniu na Biblioteca Apostólica Vaticana e dom Angelo Vincenzo Zani – Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana e membro do comitê científico – leu as palavras do Papa. “Parece-me significativo – escreveu Francisco – que vossa instituição, graças ao envolvimento das mais importantes instituições arquivísticas, cinematográficas e acadêmicas, proponha uma visão e um método baseados no compartilhamento do patrimônio e nas mais altas habilidades e recursos a serviço da transmissão da memória audiovisual do catolicismo”. Em sua mensagem, o Pontífice também disse imaginar um percurso que, na esteira do Motu Proprio de João Paulo II La cura vigilantissima, poderia em breve levar ao nascimento de uma instituição que funcionaria como o Arquivo Audiovisual Central da Santa Sé e de toda a Igreja.

A Fundação MAC, presidida por monsenhor Dario Viganò, Vice-Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e das Ciências Sociais, é composta por Giuliano Canella, Administrador Delegado do Grupo Alì Spa; Valerio Molinari, Sócio Efetivo Ecogest Spa; Giordano Riello, Presidente da Nplus srl; Alessandro Maggioni, Administrador Delegado da Arzanà Srl; Nicola Salvi, Administrador da Oficina da Comunicação; Elisabetta Sola, Administradora da Oficina da Comunicação.

Em seu discurso, dom Zani lembrou que “a recente Constituição apostólica Praedicate Evangelium, atribui à Biblioteca Vaticana a tarefa de ‘coletar e preservar um rico patrimônio de ciência e arte e de torná-lo disponível aos estudiosos em busca da verdade’ e nesse âmbito deve ser enquadrado também o horizonte de atividade da Fundação”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Pastoral da Criança é um dos organismos da Igreja no Brasil que se empenha em diminuir mortalidade materna

Congresso Eucarístico Internacional em Quito, apresentados logotipo e hino

Padre Josileudo Queiroz lança obras sobre Itinerário Catequético

Cerca de 2 mil pessoas participaram do Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP)

Francisco a crianças da África: com o mundo em perigo, sejam embaixadores da paz