Novenas em homenagem a Padroeira da Área Pastoral Seminário Seráfico, Nossa Senhora do Brasil

“Com Maria, estrela da Evangelização, sejamos sal da terra e luz do mundo”, este é o tema que vem motivando as novenas em homenagem a Padroeira da Área Pastoral Seminário Seráfico, Nossa Senhora do Brasil. Os festejos que tiveram início dia 13 de fevereiro irão até o dia 22, quinta-feira.

Na coordenação dos festejos estão os Frades Capuchinhos e equipe.

Devoção

Historicamente sabe-se que em 1725 existia na igreja da Penha em Recife a imagem de Nossa Senhora dos Divinos Corações, escolhida pelos missionários capuchinhos de Pernambuco para padroeira de sua prefeitura apostólica. A tradição atribui aos primeiros jesuítas a origem da escultura, admitindo-se que a inspiração tenha sido ditada pelo padre José de Anchieta, quando visitou Pernambuco, após ter fundado no Espírito Santo a primeira capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A imagem teria permanecido em alguma aldeia nativa até ser notada pelos capuchinhos italianos, e posteriormente, por eles entronizada na matriz do Recife.

Em 1828, após vários movimentos sediciosos em Pernambuco, acompanhados de profanações de templos, Frei Joaquim d’Afragola, fervoroso devoto da milagrosa imagem da Virgem, remeteu-se secretamente para o convento da Ordem, em Nápoles. No entanto, ela permaneceu na alfândega durante muito tempo, pois os frades, avisados da existência de uma pesada caixa a eles destinada, não foram retirá-la por falta de meios pecuniários e por não saberem do que se tratava. Os guardas então, curiosos, romperam a cinta da caixa e ficaram surpreendidos com a beleza da sagrada efígie. Cotizaram-se e enviaram a santa escultura para o convento de Santo Efrém, o Novo.

Impressionados com a notável perfeição da imagem, os capuchinhos resolveram expô-la à veneração dos fiéis em sua igreja, e o povo, para distingui-la, deu-lhe o nome de “Madonna del Brasile”.

No dia 22 de fevereiro de 1840 irrompeu terrível incêndio na igreja de Santo Efrém, transformando-a num amontoado de cinzas, porém, com surpresa geral, apenas a escultura da Virgem Maria não foi atingida pelas chamas.

Oração a Nossa Senhora do Brasil

Pai de bondade, nesta hora importante, confiantes fazemos esta prece por nossa Terra. Aflige-nos a miséria material e espiritual de milhões de irmãos.

Angustia-nos ver suas justas aspirações inatendidas. Entristece-nos a falta de grandeza ética e religiosidade, na vida particular e no procedimento público.

Pedimos, pois, Vossa Graça, para que governantes e governados unam suas forças em busca do bem comum.

Renovai os corações para que surjam mulheres e homens novos, capazes de construir uma grande sociedade cristã, enraizada no trabalho, na justiça e na austeridade.

Isso vos pedimos pelos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, aqui invocados sob o título de Nossa Senhora do Brasil, Vossa e nossa Mãe querida. Amém.

A Comunidade e o Colégio

O Seminário Seráfico foi construído em 1934. No início funcionava somente para a formação dos frades, mas a partir de 1970, a instituição abriu a escola para a comunidade.

Hoje a administração do Seminário Seráfico –Nossa Senhora do Brasil está assim:

Guardião e Formador: Frei Riord Góes

Vigário Administrador: Fr Wilter Malveira

Vigários Colaboradores: Fr Benedito Braga e Fr Heminio Bezerra

A Formação

O Seminário Seráfico, ainda, hoje continua recebendo jovens que a exemplo de São Francisco decidiram deixar tudo e seguir o Mestre Jesus. Moram na casa os Frades estudantes (Pós noviciado Filosófico):

Fr Derik Luiz

Fr Adalto Filho