Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Novatos e precursores: todos se encontram na caminhada

Quando foi convidado, em 2003, para coordenar a primeira Caminhada com Maria, Afonso Ibiapina, da Renovação Carismática Católica, diz que tentou convencer o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, de que o povo do Ceará não tinha a cultura de caminhar, principalmente 12 quilômetros e meio e numa temperatura muito alta nessa época do ano. Dom José Antonio, porém não se convenceu e disse “vamos fazer”, recorda Ibiapina.

cm4

“Diante da decisão do nosso arcebispo, assumimos a coordenação da I Caminhada com Maria naquele ano e, quando nos reunimos com os órgãos de Segurança Pública, eles (os coordenadores) disseram ser um absurdo, uma loucura”. Afonso Ibiapina indagado, na época, sobre uma estimativa de quantos iriam participar, avaliou em 10 mil pessoas. Foi então montada uma estrutura para esse número.

No dia da I Caminhada Com Maria, Afonso Ibiapina diz que os órgãos de Segurança enviaram um único soldado para o evento que reuniu 150 mil pessoas em 2003. “Foi uma correria para ligar pedindo reforço porque era uma multidão. O povo atendeu o convite da Arquidiocese”. E a cada ano, o número de fiéis só aumenta. Esse ano, a avaliação é de 2 milhões de caminheiros.

cm5

A Caminhada Com Maria, lembra Ibiapina, tornou-se um patrimônio imaterial do Brasil. “Nesse Ano Jubilar, profetizo que já é o maior evento católico do País. E tem uma característica: a solidariedade, a comunhão e a participação do povo que contribuiu para o financiamento de todo o evento”, conclui Afonso Ibiapina.

O evento se tornou um ponto de unidade de todo povo de Deus da  arquidiocese. Há quem vem para a Caminhada pela pela vez, como os Coroinhas da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Pirambu. São 18 crianças e adolescentes que se dizem privilegiados com a presença na celebração deste ano. “Sempre vinha com minha família, mas na caminhada junto com os fiéis. E esse ano, estou aqui para servir”, diz Joana Franco, 13 anos.

Ela não esconde a emoção desse momento. “Foi um convite maravilhoso. Nós somos privilegiados e abençoados por estar aqui servindo a Jesus, através de sua mãe”. Joana é coroinha há dois anos. Diz que descobriu essa vocação observando as outras crianças na Celebração Eucarística de sua paróquia.

Todos se encontram na Caminhada com Maria. 

Transmissão da Caminhada com Maria ao vivo 

Rádio Shalom 690 AM https://goo.gl/iNU33U

Rádio Dom Bosco 96.1 https://goo.gl/BlMjai

Católica Jovem web rádio https://goo.gl/3890ia

Unidade tv https://goo.gl/CQUD1H

Hastag ‪#‎caminhadacommaria

 

Redação Pascom

Texto: Rita Célia Faheina

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais