Notificação sobre a participação dos seminaristas na Posse de Dom Gregório Paixão, OSB

O mestre de cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael da Silva Maciel divulgou as orientações litúrgicas para os seminaristas, sobre a Posse Canônica do 7° Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, da Ordem de São Bento, que acontecerá na próxima sexta-feira, 15.

Local para a paramentação:

Cripta: Cardeais, (Arce) Bispos, Abades, Colégio de Consultores, os últimos Vigários Gerais e Episcopais, Pároco da Catedral, Prior do Mosteiro São Bento de Fortaleza;

Salão de festas da Catedral: Clérigos

Sala interna próxima ao Salão de festas: Seminaristas.

Paramentos: Cor branca

Dúvidas:

+ Dúvida 1: “Os jovens ou outros interessados em estarem na Celebração deverão tomar lugar no corpo da Assembleia”. Como interpretar essa passagem do comunicado?

– Resposta 1: Por vezes, nas Procissões de algumas de nossas Celebrações alguns jovens NÃO SEMINARISTAS, vestem túnica e entram e participam das Celebrações no meio dos nossos formandos. Por esse motivo “os jovens ou outros interessados em estarem na Celebração deverão tomar lugar no corpo da Assembleia”.

Deixamos claro que os coroinhas e acólitos são ministros das Paróquias e prestam grande serviço às nossas Liturgias, mas em eventos como o do próximo dia 15 de dezembro, devido o número de seminaristas e de locais reservados, não será possível.

+ Dúvida 2: “Não será autorizada, por motivo de espaço, a participação de outros que não sejam seminaristas das Casas de Formação da Arquidiocese, ou presentes nessa, ou candidatos ao diaconato permanente já instituídos”. Como interpretar essa passagem do comunicado?

– Resposta 2: Mais uma vez lembramos a exiguidade de lugares. Sabemos que algumas pessoas que não são nem seminaristas nem formandos religiosos podem aparecer e querer ocupar lugares entre nossos formandos, por diversos motivos e fatores. Para evitar maiores constrangimentos, estamos pedindo que os seminaristas portem consigo uma declaração do seu Seminário. Os seminaristas de que fala esse ponto do comunicado são:

* “das Casas de Formação da Arquidiocese”: Seminário Propedêutico, Seminário São José – Filosofia e Seminário São José Teologia.

* “seminaristas das Casas de Formação da Arquidiocese, ou presentes nessa”: Os seminaristas das demais Dioceses que tem Casa de Formação presente na Arquidiocese de Fortaleza.

* “ou candidatos ao diaconato permanente já instituídos”: aqueles senhores que estão no percusso do Diaconato Permanente e que já foram instituídos leitores e/ou acólitos.

Dúvida 3: “Os seminaristas que irão participar da Procissão litúrgica deverão levar túnica branca”.

Resposta 3: Os seminaristas listados acima que forem para a Celebração do dia 15 de dezembro e tomarem parte na Procissão litúrgica inicial esses todos deverão levar túnica branca.

A esses grupos de seminaristas que já citados no comunicado geral do dia 08 de dezembro de 2023, SOMAR-SE-ÃO os seminaristas que vierem de Petrópolis, e que já estão em contato com a organização da Celebração, e PODEM SE SOMAR outros seminaristas do Regional Nordeste I ou alguma outra Diocese, contanto que portem consigo a Declaração do seu Seminário e que tenham acessado e respondido o link que foi gerado para esse fim e que desde o dia 11 de dezembro já está disponível.

Fortaleza, 12 de dezembro de 2023

Festa da Bem Aventurada                                                                                                             sempre Virgem Maria de Guadalupe

Pe. Rafhael Silva Maciel
Mestre de Cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza

6 respostas

1. Nós da Congregação Ortodoxa Servos da Misericórdia do Patriarcado de Antióquia e Jerusalém, desejamos uma cerimônia cheirada unção do Espírito Santo e que o neo arcebispo de Fortaleza seja iluminado em suas determinações, tenha um longo arcebispo, que María Santíssima o proteja sempre. Esperamos continuar o respeito mútuo com o servo de Deus Dom Gregório.

Mons. João Luiz Dias-Ferreira – COSM

2. Nós da Congregação Ortodoxa Servos da Misericórdia do Patriarcado de Antióquia e Jerusalém, desejamos uma cerimônia cheirada unção do Espírito Santo e que o neo arcebispo de Fortaleza seja iluminado em suas determinações, tenha um longo arcebispo, que María Santíssima o proteja sempre. Esperamos continuar o respeito mútuo com o servo de Deus Dom Gregório.

Mons. João Luiz Dias-Ferreira – COSM

3. Bom dia
    Pe.Raphael
    Pf, me envie um foto de Dom Gregório do dia posse.
    Meu zap
    24-992793513
    Estive com ele na despedida aqui Petropolis, entreguei gfa vinho , q foi p o Papa, emoção foi tanta, q dia seguinte fui internada CTI.
    HOJE estou bem
    muito obrigada!

4. Que Deus Ilumine sempre Dom Gregorio Nosso eterno Bispo De Petrópolis RJ Nunca vamos Esquecer do Senhor