[NOTÍCIAS/CNBB] Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém (PA), morre aos 88 anos

Foto Dom VicenteA arquidiocese de Belém (PA) comunicou no final da tarde de ontem, 4, o falecimento do arcebispo emérito, dom Vicente Joaquim Zico, aos 88 anos. Ele estava internado com dificuldades respiratórias, necessitando de oxigênio suplementar e do acompanhamento de uma equipe de enfermagem. O velório teve início ontem, às 22h, na Catedral Metropolitana de Belém, aberto para visitação e despedida dos fiéis, com celebrações de missa de corpo presente a cada duas horas.

Nesta quarta-feira, 6, haverá celebração das exéquias, às 15h, e em seguida, o sepultamento na Catedral. A Prefeitura Municipal de Belém decretou luto oficial de três dias no município.

Em nota, a arquidiocese lamentou a morte de dom Vicente e pediu orações pelo seu descanso. “Solicitamos a todos as orações em sufrágio de sua alma”.

O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, também manifestou gratidão pela vocação do bispo falecido. “Os dons que dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autêntico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus”, disse dom Orani.

Missão no episcopado

Dom Vicente Zico era natural de Luz (MG), nascido em 27 de janeiro de 1927. Foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém (PA), em 5 de dezembro de 1980, pelo papa João Paulo II, exercendo o cargo até 1990, quando foi nomeado arcebispo e sucedeu dom Alberto Ramos. Ele ficou no cargo até 2004.

No dia 13 de outubro do mesmo ano, dom Vicente deixou a arquidiocese, após ter a renúncia aceita pelo papa João Paulo II, e foi sucedido pelo agora cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta. Atualmente o arcebispo local é dom Alberto Taveira Corrêa.

Em sua trajetória episcopal foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1987 a 1994; visitador apostólico dos seminários do regional Nordeste 2 e Nordeste 4; presidente e vice-presidente do regional Norte 2 e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte CNBB com informações da arquidiocese de Belém.