[NOTÍCIAS/CNBB] Comissão para Liturgia promove Encontro de Arquitetura e Arte Sacra

arteOs 50 anos da Constituição ConciliarSacrosanctum Concilium, sobre a sagrada liturgia, será o tema do 10º Encontro Naiconal de Arquitetura e Arte Sacra promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 18 a 22 de setembro, serão debatidos os avanços e as perspectivas do documento com vistas ao crescimento do cuidado e da qualidade nos espaços celebrativos.

A formação tornará possível o aprofundamento dos temas relacionados à arquitetura, liturgia e arte, além de auxiliar na difusão do interesse e da aplicação de conhecimentos em projetos, adaptações e construções de espaços celebrativos.

De acordo com o assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Marcelo Molinero, é necessário um “retorno ao eixo da fé, Jesus Cristo, pelo Mistério Pascal, que determina a forma de pensar e organizar o espaço celebrativo”. A formação vai ao encontro da realidade da sociedade contemporânea em que há a experiência da “perda do sagrado”. Muitas pessoas envolvidas na organização do espaço litúrgico acreditam que tudo é permitido nos locais de culto litúrgico. “Estes espaços, em sua maioria, não são reveladores do Mistério, simbólicos, simples e inculturados, portanto, inadequados à liturgia”, afirma.

Profissionais de arquitetura, engenharia e artes, estudantes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos podem participar da formação. Também fazem parte do público-alvo do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Encontro

O 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte (MG). O conferencista principal será o padre Francisco Taborda. O evento ainda contará com Mesa Redonda, Oficina de Restauro e visitas a igrejas de Belo Horizonte e Sabará (MG). Estará aberto à participação de estudantes de Teologia e Arquitetura da universidade.

As inscrições estarão disponíveis a partir do mês de março.

Caminhada

Desde 1996 a Igreja no Brasil realiza os Encontros Nacionais de Arte Sacra, fazendo um percurso de reflexão sobre a importância da construção funcional, simbólica, formal e harmônica dos espaços celebrativos.

Com o tema “50 anos da Sacrosanctum Concilium – avanços e perspectivas”, a décima edição do encontro pretende permitir o entendimento do cuidado em relação ao espaço litúrgico de forma a congregar uma equipe multidisciplinar formada pelos membros da comunidade, pároco e profissionais habilitados.

Por CNBB