Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

[Notícias/CNBB] Cardeais visitam arquidiocese do Rio de Janeiro

cardeais rioCom a proposta de refletir sobre os desafios para unidade e paz nas grandes cidades, três cardeais iniciaram, no domingo, 23, visita pastoral à arquidiocese do Rio de Janeiro.

O arcebispo, cardeal Orani João Tempesta, recebe o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e o arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach (foto da esq. à direita). A agenda de atividades prosseguirá até  5 de setembro.

Hoje, 24, o cardeal Lluís Sistach preside o Encontro de Bispos sob o tema “Pastoral das Grandes Cidades”, no Sumaré. O objetivo é dialogar sobre os trabalhos da Igreja em torno de desafios urbanos.

“Trata-se de um tema recorrente, porém, muito importante para ser colocado em pauta. Convidamos o cardeal Sistach para falar um pouco aos bispos de outras cidades do País sobre o que ele ouviu e discutiu com alguns especialistas da área, pensar soluções e também para trocarmos experiência”, explicou o cardeal Orani Tempesta.

Participam deste encontro o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio Rocha, e o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

Agenda de atividades

Na programação da visita, o cardeal Sistach conhecerá, também, os trabalhos da arquidiocese de São Paulo, além de ministrar conferências para bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos. Haverá, ainda, visitas à comunidade Beira Rio, que desenvolve trabalhos relacionados ao meio ambiente, e às capelas Nossa Senhora Aparecida, na favela Ficap e São João Batista. O cardeal presidirá missa na matriz Santa Rosa de Lima, com a presença de representantes de 150 movimentos de evangelização, como a catequese, catecumenato e círculo bíblico.

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Turkson, fará conferência aos leigos, consagrados e diáconos permanentes, no edifício João Paulo II.  No dia 1º de setembro, participará do Simpósio “Promoção da Cultura da Paz num mundo em conflito”, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

De 3 a 5 de setembro, o cardeal Kurt Koch terá encontro com comunidades judaica e cristã. No dia 4, realizará conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e participará de um momento de oração com denominações cristãs, na catedral anglicana.

CNBB com informações e foto da arquidiocese do Rio do Janeiro.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais