
Para dom João Braz, a proclamação de 2015 como ano da Vida Consagrada retoma as grandes linhas traçadas pelo Concílio e os caminhos percorridos pela vida consagrada até então, à luz do documento Perfectae Caritatis que, no próximo ano, completará cinquenta anos. Segundo o cardeal, com a iniciativa, “o papa Francisco quer ressaltar que a vocação consagrada é fundamental na Igreja”. Falou, ainda, sobre as mudanças que a vida consagrada enfrenta. “Os antigos carismas são dons de Deus, e não podem ficar escondidos debaixo das cinzas. Mas não podem conservar todas as suas tradições, voltadas para os séculos passados, sem considerar o mundo atual”, afirmou.
Sobre o tema do evento, “Alegrai-vos!”, o cardeal enfatizou o fato de que a alegria precisa ser a característica de cada consagrado ou consagrada. “Seguir Deus e o Evangelho é o que realiza as pessoas. E não basta dizer que se é feliz, mas é preciso ser de fato”, apontou o religioso.
Por sua vez, a presidente nacional da CRB, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, ressaltou a presença dos religiosos de todas as regiões do Brasil. “É uma imensa alegria olhar para estes rostos atentos, estes corações abertos, essa esperança lúcida para o dia de hoje. É muito bom observar esses rostos vindos de tantos lugares do nosso país. Em nome da CRB nacional quero acolher a todos para esse momento de graça, de Kairós para a Vida Consagrada”, disse.
Participam do encontro, consagrados e consagradas, aspirantes, junioristas, noviços e noviças, membros de Institutos da Vida Consagrada, Novas Comunidades de Vida, padres diocesanos e vários bispos.
Na programação, há palestras com o abade do Mosteiro Trapista de Campo Tenente (PR), dom Bernardo Bonowitz; e do professor de Teologia da PUC de Curitiba, frei Clodovis Boff.
O evento é transmitido ao vivo pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dPpYGrZAXlQ
Com informações da Arquidiocese de Curitiba e da CRB Nacional.
Fonte: CNBB