[Notícias] Seminário da Prainha celebra 150 anos de fundação

A Faculdade Católica de Fortaleza convida para momento especial da comemoração do Sesquicentenário de fundação do Seminário da Prainha. Trata-se de um momento especial de ação de graças que vive a Igreja de Fortaleza e de todo o Ceará. Teremos a presença de pessoas especiais que fizeram parte da história desta Casa secular que traz na sua essência a missão fundamental de sempre colaborar com a Verdade! Venha viver conosco esses dia.

SEMINÁRIO DA PRAINHA: 150 ANOS

O TEMPO EM SUA DIMENSÃO HISTÓRICA, FILOSÓFICA E TEOLÓGICA.

A Arquidiocese de Fortaleza e a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF têm a alegria de celebrar no período de 21 a 24 de outubro de 2014, a memória festiva dos 150 anos de fundação da Instituição que ficou conhecida na história eclesiástica do Ceará e do Brasil como “Seminário da Prainha”.

O Seminário da Prainha abrigou, por muito tempo, os candidatos ao ministério ordenado (Seminaristas das diversas Dioceses do Ceará e de todo o Nordeste). Com o tempo veio a abertura à formação dos Leigos e Leigas, colaborando eficazmente com a sociedade, através da formação do cidadão nos âmbitos filosóficos e teológicos, sempre sobre a base dos

valores evangélicos, éticos e morais.

Hoje o prédio abriga a FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA (criada pelo Sr. Arcebispo de Fortaleza e Chanceler, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em 28 de agosto de 2009), e ainda concentra a MITRA ARQUIDIOCESANA, O TRIBUNAL ECLESIÁSTICO E A IGREJA DA PRAINHA (Nossa Senhora da Conceição e do Outeiro da Prainha).

As comemorações do Sesquicentenário de fundação do Seminário da Prainha tiveram início com a abertura solene do ano de ação de graças (18 de outubro de 2013 a 18 de outubro de 2014). Como conclusão realizaremos a XIV SEMANA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA, com o Tema: Seminário da Prainha: 150 anos. O Tempo em sua dimensão Histórica, Filosófica e Teológica”.

PROGRAMAÇÃO:faculdade_1

Dia 21/10 – Terça-feira

18h30min – Composição da mesa
Atividades culturais
A Importância do Seminário da Prainha no Contexto Cearense – Prof. Dr.  Gisafran Nazareno Mota Jucá.

Dia 22/10 – Quarta-feira

7h30min – Oração
Prof. Dr. Pe. Edilberto Reis – Dimensão histórica nos primeiros 100 anos (1864-1964);
Prof. Dr. Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos – os últimos 50 anos (1964-2014).

18h – Personalidades excepcionais do Seminário da Prainha

Dom Helder: As memórias de um seminarista que ganhou o mundo: Dom Helder Câmara e sua experiência na Prainha – Profa. Ms. Lucy Pina.
Pe. Cícero: do Seminário ao Sertão – Prof. Dr. Francisco Régis Lopes Ramos.

Dia 23/10 – Quinta-feira

7h30min – Dimensão Filosófica – Profa. Dra. Ir. Marly Carvalho (Moderadora);
Tempo na Filosofia Antiga e Medieval – Prof. Dr. Jan G. J. ter Reegen;
Tempo na Filosofia Contemporânea – Prof. Dr. Pe. Manfredo Araújo de Oliveira.

18h30min – Homenagem aos professores remanescentes e ex-alunos.

Coquetel

Dia 24/10 – Sexta-feira

8h – Dimensão Teológica – Prof. Dr. Pe. Evaristo Marcos (Moderador);
Tempo da Graça – Prof. Dr. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, SJ e Profa. Dra. Maria Abrão.

10h30min – Missa Solene de Encerramento.

Informações complementares:

O evento é aberto a todo o povo de Deus. As pessoas que desejarem CERTIFICADO de 30h/a deverão fazer a inscrição na Secretaria da FCF, de 7h às 13h / 15h às 21h.

O CERTIFICADO será entregue no final do evento:

Valores da INSCRIÇÃO: R$ 10,00 (Alunos da FCF matriculados em 2014.2) e R$ 20,00 (Visitantes e alunos de outras Instituições).
Estão Patrocinando este evento: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA, PASTORAL DA COMUNCAÇÃO DE FORTALEZA – PASCOM e NATURÁGUA.
Coordenação: Prof. Dr. Pe. Evaristo Marcos, Profa. Dra. Ir. Maria Celeste de Sousa, Prof. Dr. Jan ter Reegen.

Fonte: Setor Comunicação FCF (85) 88607122.

´150 anos

Uma resposta

1. Tive a felicidade de estudar nos 70 como seminarista da Arquidiocese.Também participei dos 100 anos de fundação do mesmo, em missa celebrada por Dom Aureliano Matos, Diocesano de Limoeiro do Norte.