Pastoral do Povo da Rua: Dez anos de presença solidária na vida da rua

ppr400Advento é tempo de espera e alegria. Oportunidade propícia para festejar e celebrar os bons momentos. Esse mês a festa é do menino Jesus e também da Pastoral do Povo da Rua (PPR) que no próximo dia 17 de dezembro na igreja do Pequeno Grande na Avenida Santos Dumont, 55, Centro às 16h30min irá comemorar 10 anos de ação pastoral na Arquidiocese de Fortaleza. Na ocasião a coordenadora nacional da pastoral Cristina Bove, estará presente para prestigiar o momento.

A celebração é significativa para pastoral que durante essa caminhada conseguiu se aproximar dessa realidade cada vez mais desafiadora. Após a missa haverá um momento cultural e partilha de alimentos.

A PPR iniciou suas primeiras ações em 2002 com um grupo de estudantes de teologia, padres e algumas mulheres que sensibilizados pela causa da população já crescente naquela época, deram início algumas ações na realização de visitas nas ruas e viadutos da cidade.

A perseverança dos trabalhos fez alcançar várias conquistas, uma delas aconteceu em 2004 quando Dom José Antônio, Arcebispo de Fortaleza reconheceu a importância do trabalho e oficializou a criação da Pastoral do Povo da Rua. Outra conquista bastante simbólica foi a Casa Dom Luciano Mendes, doada para os moradores. A casa é um espaço de apoio, escuta, descanso, higiene pessoal, reuniões, momentos celebrativos e de formações, e isso se revela nos depoimentos dos moradores.

“Eu não era ninguém, não tinha documentos, não era visto, mas a pastoral me encontrou na praça da estação e aí eu fiquei com eles. Hoje tenho meus documentos, estou na casinha. Tinha muito medo de morrer sem documentos, sem ninguém, mas graças a pastoral hoje sou gente”, José Everardo de Sousa, morador de rua.

Hoje a PPR se articulação com o Movimento Nacional da População de Rua, além de organizações locais e conta com o apoio de vários agentes que colaboram voluntariamente nessa ação se esforçando para ser presença solidária e procurando ser sinal de luz na vida dos/ moradores/as de rua.

Serviço:
O que: Missa de 10 anos da Pastoral do Povo da Rua
Quando: 17 de dezembro ás 16:30h
Local: Igreja do pequeno Grande, Av. Santos Dumont, 55 – Centro.

Contatos: Fernanda Gonçalves (85) 8555 6008 / Padre Lino Allegrí (85) 3270 1486.

Por Jeane Freitas/ Comunicação Cáritas Regional Ceará.