[Notícias] II Encontro Rádio Criança tem momento de formação e passeio de trem pelas ruas de Fortaleza

EQUIPE-RÁDIO-CRIANÇA400Da formação ao passeio de trem: dezenas de crianças participaram da segunda edição do Encontro Rádio criança que neste ano teve como proposta o aprimoramento da comunicação entre as crianças

Formação, descontração e lazer. Essas três palavras resumiram o II Encontro Rádio Criança 2015, realizado na tarde do último sábado (3) no auditório da instituição Felippo Smaldone. O programa Rádio Criança vai ao ar todo domingo, na rádio Dom Bosco FM 96,1 – emissora pertencente à obra Salesiana de Dom Bosco – e tem o comando dos idealizadores Nilcemar Linhares e Edvânio Alencar, além das crianças que interagem durante programa como apresentadores.

A segunda edição do encontro contou com a bênção inicial do padre Mauro, diretor da rádio Dom Bosco, que destacou a relevância do trabalho voltado para a educação dos pequeninos. “Foi um experiência muito boa! Tivemos momentos de oração, entrosamento e brincadeiras. Falamos sobre o valor e a importância do projeto para a rádio e para a obra Salesiana”, disse o diretor da emissora.

A professora do curso de graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Educação em Saúde, Vanessa Claudia Vasconcelos, ministrou uma palestra de formação para as crianças com foco na boa comunicação, assim como os cuidados necessários com a voz. Dentre as dicas repassadas pela fonoaudióloga, estão: comer maçã, ingerir – no mínimo – oito copos d’ água por dia, não gritar, não falar em volume elevado. A professora também ensinou técnicas de aquecimento vocal a serem executadas antes de iniciar atividades no microfone da rádio, além de exercícios práticos como: respiração, articulação e inflexão.

Junior Uchôa é um dos âncoras do programa Rádio Criança e destacou o benefício da formação para o crescimento humano das crianças. “Esse momento foi bastante significativo para todos da equipe! Como nosso grupo é grande, esses encontros ajudam para que possamos nos conhecer melhor, e assim, fortalecer as experiências uns com os outros”, disse Junior Uchôa. Na edição de 2014, o I Encontro Rádio Criança teve como princípio a formação salesiana. Já neste ano, a proposta do encontro foi aprimorar a comunicação de criança para criança.

A integrante da Rádio Criança, Bruna Sousa, abrilhantou o momento e cantou uma música do padre Zezinho, “Amar como Jesus amou”. Após o momento de formação, houve um coffeebreak, e na sequência, um passeio de trenzinho pelas ruas da cidade, com parada na Av. Beira Mar, ponto turístico da cidade. Os pais também participaram do passeio, que ficou mais extrovertido com a presença e animação dos jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

A idealizadora do projeto, Nilcemar Linhares adiantou que, em virtude do mês das crianças, até o final de outubro, haverá participações especiais durante as edições do programa Rádio Criança.

Padre Mauro defendeu mais momentoS como esse e deixou uma mensagem especial para a criançada: “é um grupo que traz muita alegria. É uma experiência bonita, talvez única. Quando a criança se comunica com as outras, ela evangeliza, dá dicas de saúde, educação, boas maneiras, e isso é muito positivo e faz a diferença (…) desejo a todas as crianças que tenham a possibilidade de se preparar bem para a vida. Que os pais e educadores tenham a sensibilidade de olhar para a criança como o rosto de Deus”, finalizou.

Texto: Roberta Farias – jornalista TEM 2886/CE.