[NOTÍCIA] Paróquia de Messejana realiza IV Semana de Liturgia

IV Semana de de Liturgia da Paróquia de Messejana que possui o tema: Liturgia eucarística: Ontem e Hoje.

A Semana de Liturgia acontece no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz (Rua Cel Joaquim Bezerra, 255, Messejana. Tel.: 3045-0103). O evento se realiza de 4 a 9 de agosto. O horário de segunda a sexta será de 19 às 21 horas. No sábado, começará às 15h e no encerramento haverá a celebração eucarística às 19 horas. messejana_1

A IV Semana de Liturgia da paróquia de Messejana irá mostrar  como era a liturgia antes do Concílio Vaticano II e como a renovação litúrgica foi um bem para a Igreja e, especialmente, para o povo simples que não entendia nem conseguia participar da celebração.

Para apresentar a liturgia eucarística de S. Pio V (liturgia antes do Vaticano II) convidou-se o Prof. Jan Ter Reegen que é mestre em liturgia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e viveu essa transição.

Para apresentar o Concílio nos seus antecedentes históricos (movimento litúrgico), na sua realização e na elaboração do documento que trata da liturgia (Sacrossatum Conclium) – o primeiro a ser discutido e escrito – convidou-se Pe. Daniel Morais: pároco da Paróquia do Mondubim e ex pároco de Messejana, membro da Comissão Arquidiocesana de Espaço Sagrado e artista sacro.

Para apresentar a liturgia eucarística de atual, especialmente através do Missal de Paulo VI e do documento que o antecede (Instrução Geral ao Missal Romano), o assessor será e Pe. Emílio César, Professor de Liturgia da Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), iniciador da Equipe Arquidiocesana de Espaço Sagrado e atual pároco de Messsejana.

A inscrição poderá ser realizada na hora do evento e é gratuita.

Contamos com sua participação,

Equipe de Organização da IV Semana de Liturgia

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – (85) 3045-0103; 3045-0102 (casa paroquial)

Messejana