[NOTÍCIA] Missa a Dom Antônio de Almeida Lustosa, na Catedral de Fortaleza

No dia 14 de agosto será celebrado na Catedral Metropolitana de Fortaleza , às 12h, a Santa Eucaristia em sufrágio da Páscoa eterna dos quarenta anos de sólio episcopal de Dom Antônio de Almeida Lustosa. Este momento sagrado será celebrado pelo arcebispo de Fortaleza Dom José Aparecido Tosi. O religioso

Dom Lustosa

convocou a todos os padres das paróquias por meio de uma circular para compartilhar da solenidade com os fieis.

Além disso, culminando com os quarenta anos do passamento do religioso, o atual Arcebispo de Fortaleza Dom José Aparecido festeja 40 anos de sacerdócio. Inserido na programação do evento,  haverá uma exposição na Catedral com uma alusão a uma retrospectiva da vida e história de Dom Lustosa, além de imagens concernentes a construção da Catedral. Na ocasião, apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, a participação do corneteiro da 10ª Região Militar, e um momento para a celebração de uma salva de fogos.

Para comprovar a atualidade do processo, que é demorado e necessita de muitos estudos  para comprovação de ações de milagres, representantes de Roma enviaram para o padre Gilberto Silva, salesiano e diretor da rádio Dom Bosco, o sinal positivo dos trabalhos de análise de Dom Lustosa para a abreviar a beatificação.

Conhecido como Dom Lustosa, o religioso foi arcebispo de Fortaleza durante 22 anos gerindo as ações litúrgicas da arquidiocese, tanto na ação religiosa, como social. Na catequese se destacou na criação das capelanias formando quadro de capelães militares nas Forças Armadas. Direcionou com ações afetivas na construção da Catedral, criou a cripta da Catedral, dedicada aos santos jovens, com referência para a juventude, entronizando Jesus adolescente como padroeiro da Juventude do Ceará. Foi um ilustre baluarte da literatura, além de autor de livros, e escrever para jornais da época. Assumiu a  cadeira do Instituto Histórico do Ceará. Na área social, criou hospitais, escolas, Centros Odontológicos, além de inúmeras ações cristãs. Após momentos de oração dedicava seu tempo aos mais pobres e aos que frequentavam a Igreja.

Na celebração, a Comissão de beatificação e canonização de Dom Lustosa, estará completando 15 anos de luta pela causa do religioso. Os componentes são formados por Conceição Rodrigues, irmã Margarida, Zenayde de Oliveira, José Olavo Rodrigues, Nildes Alencar e Castelo Bessa.

Contatos: Conceição Rodrigues: 32233960-96386748

Uma resposta

1. Com Deus e todos os dele nós somos vencedores de todo os males,que nos deixa confusa; Meus sentidos se completam quando ainda nesta vida consciente recebo corpo de Cristo o Sangue de Cristo que me limpa,onde meus sentidos se completam; Só me falta abraçar-ti;pois tambem sou amor do mesmo AMOR.