IAM da Arquidiocese convida paróquias a implantarem grupos

IAM_3IAM da Arquidiocese convida paróquias a implantarem grupos da Infância e Adolescência Missionarias

A coordenação da Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Fortaleza convida os párocos e vigários a conhecerem a IAM e implantarem grupos em suas paróquias e áreas pastorais.

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Dom Carlos sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos.  Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.

De posse de informações a respeito do sofrimento de milhares de crianças, o bispo teve a inspiração de convocar as crianças católicas para se organizarem com o objetivo de prestar socorro às crianças nas mais tristes situações.

Como fazer? Dom Carlos conversou com Paulina Jaricot. Ela, quando jovem, tinha dado início à Obra da Propagação da Fé. Ouvindo o plano de Dom Carlos, apoiou a ideia dele, definiu essa iniciativa como “Obra da Propagação da Fé para as crianças”. Ela mesma expressou seu desejo de se alistar como primeira associada para a divulgação da Obra.

Embora tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância e Adolescência Misisonária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.

Por que Infância?

Porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. O nome “Infância e Adolescência Missionária” vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isto surgiu com o nome de “Santa Infância”.

Por que Missionária?

É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal.  Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo.

Por que é uma Obra Pontifícia?

Porque se diferencia de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo, pelo seu testemunho e eficiência, tendo sido aprovada e assumida pelo Papa (Pio XI) como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Os padres interessados na proposta da IAM podem entrar em contato com Alann Fonteles nos telefones 085 8650 3071 (oi) e 085 9821 0992 (tim) ou com Oolibama do Espírito Santo nos telefones 085 8424 0994 (oi) e 085 9919 9999 (tim) ou no e-mail [email protected].

calendário da IAM