[NOTÍCIA] Faleceu Pe. Hemetério Alixandre de Santiago

Faleceu, na noite de domingo, dia 27 de julho de 2014, o Pe. Hemetério Alixandre de Santiago, reitor da Igreja do Seminário da Prainha. O presbítero estava internado há vários dias. O velório acontece na Igreja do Seminário da Prainha, localizada na Avenida Monsenhor Tabosa, esquina com Avenida Dom Manuel. Às 15 horas, haverá missa de corpo presente presidida pelo hemetério_1arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Em seguida, será sepultado no cemitério Parque da Paz. Padre Hemetério, como era conhecido, era filho do casal Joaquim Alexandre  e Ana de Santiago. Padre Hemetério é um padre muito querido na Arquidiocese.

• Cursos:

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1971.
Curso Completo de Teologia realizado no Instituto de Filosofia e Teologia na cidade de São Paulo no ano de 1968.
Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará no ano de 1981.

Outros Cursos:
Simpósio da CNEC sobre Estrutura e Funcionamento do Ensino do 1° Grau no ano de 1972.
Curso de Planejamento Municipal dado pela SUDEC na cidade de Pacatuba-CE.
Treinamento de Criatividade Comunitária com carga horária de 90 horas realizado na cidade de Limoeiro do Norte-CE no ano de 1973
Curso Intensivo de Administração por Objetivos na Comunidade realizado na cidade de Iracema-CE no ano de 1974.
Curso “Fundamentos do Processo Eletrônico de Dados” – DATAPREV no ano de 1978.

• Atividades Religiosas:

De 1969 a 1976 – Vigário da Paróquia do Menino Deus na cidade de Alto Santo-CE.
De 1976 a 1987 – Vigário Cooperador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Fortaleza-CE.
De 1978 – Capelão da Escola Doméstica São Rafael na cidade de Fortaleza-CE.
De 1979 a 1993 – Capelão do Ministério da Marinha. Atualmente – Capelão da Reserva no Posto de Capitão-de-Corveta.

• Experiências Profissionais:

De 1969 a 1976 – Diretor do centro Educacional Alexandrino Diógenes na cidade de Alto Santo-CE.
De 1973 a 1976 – Diretor de Departamento de Administração da Prefeitura municipal da cidade de Alto Santo-CE.
De 1976 a 1979 – Diretor da Escola do 1° Grau Nossa Senhora Aparecida na cidade de Fortaleza-CE.
De 1976 a 1984 – Vice-Diretor do Centro Educacional Carolina Sucupira na cidade de Fortaleza-CE.

• Atividade Atual:

Nomeado em 6 de fevereiro de 1994, Reitor da Igreja da Prainha. (Nossa Senhora da Imaculada Conceição) na cidade de Fortaleza-CE.
Nomeado em 29 de março de 1994, Diretor da Cáritas Arquidiocesana da cidade de Fortaleza-CE.
Nomeado em 26 de abril de 1995, Administrador do Seminário da Prainha

Fatores que influenciaram a sua vocação ao sacerdócio: Havia um irmão Valdimiro Alexandre de Santiago, que era seminarista. Influenciado por ele ou chamado por Cristo, através dele, resolveu entrar no Seminário Cura d’Ars, em Limoeiro do Norte.

• Seu pensamento pessoal:

“Vi sempre no sacerdócio como um serviço a ser prestado para enriquecimento da Igreja. Sempre utilizei a expressão de S. Paulo: “Ai de mim, se eu não evangelizar”. Espero que a semente lançada, tenha produzido frutos para o Reino de Deus”

4 respostas

1. O Padre Hemetério era e continuará a ser para quem o conheceu um ser extraordinário. Como ele muitas vezes dizia "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar". Vou sentir muito a sua ausência física. Que repouse em Paz.

2. Nós sempre ficamos muito tristes quando um conhecido morre. Mas sinceramente, fiquei MUITO TRISTE ao saber do falecimento do Padre Hemetério. Grande homem, grande amigo, grande sacerdote. Deus lhe dê um bom lugar no Reino Celestial.

3. Conheci padre Hemetério no seminário da Prainha em 1999 quando fui estudar filosofia no ITEP, lembro-me sempre da sua expressão "gente boa". Grande homem, zeloso administrador e dedicado sacerdote. Que Deus lhe dê a coroa imperecível, e em sua glória a paz que esperamos.