Nota de pesar da Arquidiocese de Fortaleza pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes, OFM - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Nota de pesar da Arquidiocese de Fortaleza pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes, OFM

“Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal,
da qual nenhum homem vivente pode escapar”.
São Francisco

A Arquidiocese de Fortaleza recebe com pesar a notícia do falecimento de seu 5° Arcebispo Metropolitano, o eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, OFM, ocorrida nesta segunda-feira, 4, em São Paulo (SP).

Após enfrentar longa enfermidade, nosso querido Dom Cláudio retornou a casa do Pai, aos 87 anos, suportando as suas dores com esperança.

“Os sentimentos da Arquidiocese de Fortaleza unem-se a toda a Igreja em preces pelo repouso eterno do pastor”, lamenta Dom José Antonio, atual arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.

O religioso franciscano pastoreou a nossa Igreja por cerca de dois anos (29/5/1996 a 15/4/1998) e deixou grandes feitos:
– Convocação da Assembleia Arquidiocesana de 1996, cuja data já estava prevista na Agenda Arquidiocesana, com a presença dos coordenadores dos novos movimentos para participar da Assembleia e com o tema do Projeto Rumo ao Novo Milênio;
– Investiu bastante em encontro e subsídios para a realização do projeto trienal do ano jubilar;
– Trouxe o sinal da Rede Vida para Fortaleza. Para tanto, realizou o abraço à Catedral Metropolitana com milhares de católicos, com o objetivo de conseguir recursos para a construção da torre repetidora do sinal;
– Criou 2 Paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jereissati I e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Tabatinga;
– Estando em Roma, sabedor das ameaças que estavam sofrendo os acampados do Movimento Sem Terra, em frente à Secretaria Estadual de Agricultura, na Avenida Bezerra de Menezes, interveio de Roma, por telefone, em defesa dos acampados junto ao governador que prontamente o atendeu;
– Foi ao Distrito de Pecém visitar e ouvir as famílias cujas casas estavam sendo ameaçadas de desapropriação para a construção do Porto do Pecém e da Siderúrgica e conversar com as autoridades que lá se encontravam;
– Deu a aprovação arquidiocesana à Comunidade Católica Shalom.

Rezemos ao Onipotente e Bom Senhor pelo descanso eterno desse grande servo de Deus, que fez da sua vida uma total entrega ao Reino de Deus, sobretudo, aos mais fragilizados. O seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Igreja no Brasil potencializa e convida à mobilização e ao compromisso para a Campanha Junho Verde

Meio Ambiente: dom e graça!

O Papa: é necessária uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e produção

Bispos mexicanos em visita ad Limina recebidos pelo Papa Francisco

Regionais da CNBB elegem os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027