Nota de Falecimento

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso amigo e irmão Padre Antônio Simplício de Andrade. Padre Simplicio tinha 75 anos, era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes há 10 anos, no Bairro Ellery, e faleceu vítima de infarto na noite de ontem, quarta-feira, no Hospital Unimed. Uma pessoa simples e dedicada ao seu ministério sacerdotal.

Velório:
9h Início do Velório (previsão)
10h Missa de corpo presente
12h Translado para Tururu
16h Missa corpo presente em Tururu
17h Enterro no Cemitério de Tururu

Histórico Pastoral
Nasceu no dia 6 de agosto de 1947, em Tururu, Município de Uruburetama-CE. Foi batizado em dezembro do mesmo ano, pelo Monsenhor José Sólon Teixeira, na capela Nossa Senhora da Conceição, em Tururu-CE.

Estudos:

Primeiras letras e Ginásio nas Escolas Reunidas de Tururu. Cursou o Científico em Fortaleza, no Colégio Champagnat. Em 1975, ingressou no postulado no Convento dos Franciscanos em Penedo, Alagoas. Depois de um ano voltou à Fortaleza e ingressou no Seminário Regional Nordeste I, onde cursou filosofia e Teologia, no Instituto de Ciências Religiosas (ICRE). Em 13 de junho de 1982 recebeu o Diaconato das mãos de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, na matriz de São João Batista, Uruburetama-CE. Foi ordenado sacerdote no dia 27 de novembro de 1982, pelo mesmo Bispo Diocesano, Dom Paulo Ponte na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Tururu-CE. No dia seguinte, celebrou missa solene, em sua terra, com a abertura do novenário do Padroeiro. Cerimônia esta que teve uma presença máxima de sacerdotes da comunidade local e outras comunidades da região.

Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio:

A presença dos missionários Lazaristas nas missões populares; as características fortes e atuantes do pároco Padre José Solon Teixeira.

Atividades pastorais exercidas durante o ministério:
Após a ordenação presbiteral foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção-Itapipoca-CE;
Depois foi trabalhar em Amontada, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição como pároco, tendo como cooperador, o Padre Filipe Cassi SJ, que também atuou em Miraíma-CE. Após um ano, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pentecoste-CE, onde ficou de
1984 a 1990. Em seguida, foi para a Paróquia de Senhora do Livramento, em Trairi-Ce; permanecendo aí por 3 anos. Depois se ausentou do Ceará por um ano, quando desenvolveu outras experiências pastorais, em São Luiz do Maranhão e no interior daquele Estado. Em 1994 já se encontrava na capital cearense, como vigário paroquial da Sé Catedral, que tem titular São José, de 1995 a 1997 quando é nomeado pároco da paróquia histórica de São José de Ribamar, em Aquiraz-CE, onde permaneceu até maio 2002. Em seguida foi nomeado Pároco da Paróquia de São Diogo – Cajazeiras de 2003 e 2004

Quando o Padre Antônio esteve em Assunção deu assistência à paróquia de S. Luiz do Curu; também, quando esteve em Pentecoste, Paróquia de Uruburetama; e quando esteve em Trairi, acompanhou o trabalho pastoral como pároco de Paraipaba-CE.

Desde 2012 era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Ellery.

Pensamento no pessoal:

“Sem Jesus Cristo não há Igreja; e nem sacerdócio