Nomeação do Papa: cardeal Farrell é o novo presidente do Tribunal de Cassação

Também nesta sexta-feira, 2 de junho, Francisco nomeou os cardeais Zuppi, Lojudice e Gambetti como novos juízes da mesma Corte de Cassação. Duas professoras como juízas aplicadas. O advogado Venerando Marano como presidente adjunto do Tribunal do Vaticano. Todas as nomeações entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2024.

Vatican News

Novas nomeações feitas pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 2 de junho, no sistema judiciário do Estado da Cidade do Vaticano. O Pontífice nomeou o cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e Camerlengo da Santa Romana Igreja, como o novo presidente do Tribunal de Cassação do Estado da Cidade do Vaticano.

Três cardeais foram escolhidos como novos juízes do mesmo Tribunal: Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha; Augusto Paolo Lojudice, arcebispo de Siena-Colle di Val d’Elsa-Montalcino; e Mauro Gambetti, vigário geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano.

Também foram nomeados como juízas aplicadas da referida Corte de Cassação: Antonia Antonella Marandola, professora de Direito Processual Penal da Universidade de Sannio, e Chiara Minelli, professora de Direito Canônico da Universidade de Brescia.

Também nesta sexta (2), e sempre para assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2024, Francisco nomeou como vice-presidente do Tribunal do Vaticano o advogado Venerando Marano, ex-juiz do mesmo Tribunal atualmente presidido por Giuseppe Pignatone.

Fonte: Vatican News