Missa solene em recepção ao Olho do Pai acontece hoje

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, chega a Fortaleza, vinda de Salvador, a imagem do Olho do Pai, que está peregrinando pelos estados brasileiros onde está instalado o Movimento da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A imagem chega no aeroporto às 13hs e segue em carreata para a Paróquia Nossa Senhora da Glória (Cidade dos Funcionários), onde acontece missa às 15h celebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Rosalvo, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Josieldo Nascimento.

A imagem se deslocará ainda para visita a três famílias da comunidade. Ela continuará em peregrinação a outras familias de outros bairros e, no domingo, estará presente à grande reunião na quadra de esportes da Faculdade Marista (Colégio Cearense), das 8h às 13h, com palestra e santa missa celebrada pelo Pe. Francisco Sales e concelebrada por Pe. Pedro Cabello, do Movimento da Mãe Rainha.

Um pouco da história
Nos primeiros séculos do cristianismo, a arte cristã não se preocupou em representar Deus. As pinturas, ícones ou esculturas diziam respeito a Jesus Cristo, a Nossa Senhora e aos Santos. A partir da Idade Média, aparecem as primeiras representações, salientando Deus criador, envolto em nuvens, em grande majestade e poder, tendo a mão direita estendida e o dedo anular apontando o universo.

Nos séculos XVIII e XIX a arte cristã começa a representar o olho como símbolo de Deus, nas igrejas e capelas. O olho de Deus era associado a um triângulo simbolizando a Santíssima Trindade. Os ângulos iguais do triângulo servem muito bem para representar o mistério de Deus uno e trino. Um só Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Enquanto a arte fala do olho de Deus, nós acentuamos que este é um olho do Pai. Esta é a missão do nosso Pai e Fundador e todos nós participamos da missão de anunciar a imagem de Deus ao mundo, como Pai. O olho de Deus não é um olho de um juiz severo, mas o olho de um Pai. O olhar complacente que repousa sobre seu Filho amado, como os apóstolos vivenciam no Tabor.

Mais informações: 3279.4500

3 respostas

1. que maravilha, sermos agraciado com esta visita, que este simbolo traga muita paz para todos uqe o visitarem, bem vindo a nossa cidade!

2. num achei nada legal, parece que esta´ voltando ao passado onde o olho que tudo vê observava todas as ações das pessoas e as julgava. achu essa ideia de olho de Deus um pouco atrapalhada.

3. Olá, nós sabemos que a Igreja Católica ainda tem grande força por causa de seus santos, como imagens representativas. Muitos católicos têm mais fé no Padre Cícero, São Fco, etc. do que no próprio Jesus Cristo. Esses católicos ainda não aprenderam que é Jesus Cristo que tem o poder da cura, essas pessoas foram pessoas que realmente dedicaram suas vidas a servir a Cristo, na qual pode acontecer com qualquer um de nós. A Igreja sabe desse detalhe, dessa pouca fé em Cristo, mas tem os santos para fortalecer. Nós já temos ícones demais, a igreja precisa tomar cuidado com essas coisas, para não fortalecer cada vez mais a pouca fé que resta em Cristo. Deus é Deus, nosso criador, o todo poderoso, não precisa de representação, pois só iremos chegar a ele se passarmos por Jesus Cristo, assim ele bem disse. http://www.mccjesus.no.comunidades.net