Missa e procissão marítima marcam o encerramento de festa, no Mucuripe

Uma multidão de fiéis se reuniu, hoje, 29, na Capela de São Pedro, Avenida Beira Mar, em Fortaleza, para festejar São Pedro. A comunidade celebra a tradicional festa do patrono dos pescadores, desde 1852, data de fundação do templo. A programação dos festejos iniciou no último dia 20, com novenas e celebrações diárias. Na manhã desta sexta-feira, o encerramento das comemorações fora marcada pela celebração eucarística, às 8h, presidida por Padre Juarez Brito, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Na ocasião o religioso expressou gratidão e alegria pelos dias de novenário e a colaboração ativa dos paroquianos nas diversas atividades do novenário. Entre vivas, cantos e foguetes os devotos reverenciavam com fervor aquele que segundo a tradição da Igreja Católica foi o primeiro papa e dada à missão de continuar a missão iniciada por Jesus. No momento do ofertório os pescadores da colônia do Mucuripe ofereceram peixes, símbolo da pesca, de seu ofício, fazendo alusão à profissão de Pedro.  Após a missa, houve a procissão marítima, um dos atos mais esperados pelos devotos que emocionados elevavam as mãos aos céus pedindo a intercessão do santo.