MÊS MISSIONÁRIO: PAPA MOTIVA A DEIXAR-SE SEMPRE FORTALECER E GUIAR PELO ESPÍRITO SANTO

“Recebereis a força do Espírito Santo” é a promessa feita por Jesus aos discípulos durante o envio missionário. E é esse o terceiro ponto abordado pelo Papa Francisco em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano. Nesta última matéria sobre o texto do Papa Francisco, o destaque é para o convite a “deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Santo”.

Francisco recorda a narração contida no livro dos Atos dos Apóstolos, e que foi precisamente a seguir à descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus que teve lugar a primeira ação de testemunhar Cristo, morto e ressuscitado, com um “anúncio querigmático”: o chamado discurso missionário de São Pedro aos habitantes de Jerusalém. “Assim começa a era da evangelização do mundo por parte dos discípulos de Jesus, que antes apareciam fracos, medrosos, fechados. O Espírito Santo fortaleceu-os, deu-lhes coragem e sabedoria para testemunhar Cristo diante de todos”, sublinhou.

Como «ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor” senão pelo Espírito Santo» (1 Cor 12, 3), “também nenhum cristão poderá dar testemunho pleno e genuíno de Cristo Senhor sem a inspiração e a ajuda do Espírito”, recorda Francisco. Assim, “cada discípulo missionário de Cristo é chamado a reconhecer a importância fundamental da ação do Espírito, a viver com Ele no dia a dia e a receber constantemente força e inspiração d’Ele”.

“Mais, precisamente quando nos sentirmos cansados, desmotivados, perdidos, lembremo-nos de recorrer ao Espírito Santo na oração (esta – permiti-me destacá-lo mais uma vez – tem um papel fundamental na vida missionária), para nos deixarmos restaurar e fortalecer por Ele, fonte divina inesgotável de novas energias e da alegria de partilhar com os outros a vida de Cristo”.

Ele também recorda um trecho de sua mensagem às Pontifícias Obras Missionárias, em 2020: “Receber a alegria do Espírito é uma graça; e é a única força que podemos ter para pregar o Evangelho, confessar a fé no Senhor. Assim, o Espírito é o verdadeiro protagonista da missão: é Ele que dá a palavra certa no momento justo e sob a devida forma”.

Testemunho

Como exemplo de o mesmo Espírito, que guia a Igreja universal, “inspira também homens e mulheres simples para missões extraordinárias”, Francisco recorda a jovem francesa Pauline Jaricot, que fundou a Associação para a Propagação da Fé há 200. Sua beatificação celebra-se neste ano jubilar.

“Embora em condições precárias, ela acolheu a inspiração de Deus para pôr em movimento uma rede de oração e coleta para os missionários, de modo que os fiéis pudessem participar ativamente na missão «até aos confins do mundo». Desta ideia genial, nasceu o Dia Mundial das Missões, que celebramos todos os anos, e cuja coleta em todas as comunidades se destina ao Fundo universal com que o Papa sustenta a atividade missionária”.

Coleta missionária

O mês missionário convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no próximo final de semana (22 e 23 de outubro) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.

Foram distribuídos pelas POM envelopes para a Coleta do Dia Mundial das Missões. As ofertas devem ser integralmente enviadas às direção nacional das POM que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

FONTE: VATICAN NEWS