Mês Missionário: Papa motiva a deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Santo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Mês Missionário: Papa motiva a deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Santo

“Recebereis a força do Espírito Santo” é a promessa feita por Jesus aos discípulos durante o envio missionário. E é esse o terceiro ponto abordado pelo Papa Francisco em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano. Nesta última matéria sobre o texto do Papa Francisco, o destaque é para o convite a “deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Santo”. 

Francisco recorda a narração contida no livro dos Atos dos Apóstolos, e que foi precisamente a seguir à descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus que teve lugar a primeira ação de testemunhar Cristo, morto e ressuscitado, com um “anúncio querigmático”: o chamado discurso missionário de São Pedro aos habitantes de Jerusalém. “Assim começa a era da evangelização do mundo por parte dos discípulos de Jesus, que antes apareciam fracos, medrosos, fechados. O Espírito Santo fortaleceu-os, deu-lhes coragem e sabedoria para testemunhar Cristo diante de todos”, sublinhou.

Como «ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor” senão pelo Espírito Santo» (1 Cor 12, 3), “também nenhum cristão poderá dar testemunho pleno e genuíno de Cristo Senhor sem a inspiração e a ajuda do Espírito”, recorda Francisco. Assim, “cada discípulo missionário de Cristo é chamado a reconhecer a importância fundamental da ação do Espírito, a viver com Ele no dia a dia e a receber constantemente força e inspiração d’Ele”.

“Mais, precisamente quando nos sentirmos cansados, desmotivados, perdidos, lembremo-nos de recorrer ao Espírito Santo na oração (esta – permiti-me destacá-lo mais uma vez – tem um papel fundamental na vida missionária), para nos deixarmos restaurar e fortalecer por Ele, fonte divina inesgotável de novas energias e da alegria de partilhar com os outros a vida de Cristo”.

Ele também recorda um trecho de sua mensagem às Pontifícias Obras Missionárias, em 2020: “Receber a alegria do Espírito é uma graça; e é a única força que podemos ter para pregar o Evangelho, confessar a fé no Senhor. Assim, o Espírito é o verdadeiro protagonista da missão: é Ele que dá a palavra certa no momento justo e sob a devida forma”.

Testemunho

Como exemplo de o mesmo Espírito, que guia a Igreja universal, “inspira também homens e mulheres simples para missões extraordinárias”, Francisco recorda a jovem francesa Pauline Jaricot, que fundou a Associação para a Propagação da Fé há 200. Sua beatificação celebra-se neste ano jubilar.

“Embora em condições precárias, ela acolheu a inspiração de Deus para pôr em movimento uma rede de oração e coleta para os missionários, de modo que os fiéis pudessem participar ativamente na missão «até aos confins do mundo». Desta ideia genial, nasceu o Dia Mundial das Missões, que celebramos todos os anos, e cuja coleta em todas as comunidades se destina ao Fundo universal com que o Papa sustenta a atividade missionária”.

Coleta missionária

 O mês missionário convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no próximo final de semana (22 e 23 de outubro) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.

Foram distribuídos pelas POM envelopes para a Coleta do Dia Mundial das Missões. As ofertas devem ser integralmente enviadas às direção nacional das POM que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

FONTE: VATICAN NEWS

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino