Mês Missionário Extraordinário na Arquidiocese de Fortaleza

Com o objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral” será realizado no mês de outubro próximo o Mês Missionário Extraordinário (MME), para celebrar o centenário da carta apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

Trata-se de um acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as conferências episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

A Arquidiocese está empenhada em celebrar esse acontecimento e por isso assumiu a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização.

Estão envolvidos nesse trabalho a Equipe Arquidiocesana de Animação das Campanhas, o Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), o Conselho Missionários dos Seminarista (COMISE), Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária; Pontifícia Obra da Propagação da Fé (Juventude Missionária) Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Fortaleza), a Equipe de Coordenação Arquidiocesana de Liturgia e os coordenadores da Dimensão Missionária das Regiões Episcopais.

A ideia central neste processo de preparação para o MME é inserir dentro da programação ordinária e habitual da Arquidiocese, a temática e o espírito do mês missionário, visando à conversão pastoral missionária. Será uma ocasião para despertar e animar as comunidades.

A abertura do Mês Missionário Extraordinário será no dia 6 de outubro (domingo), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, com Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo dom José Antonio.

Haverá três momentos de formação do MME. Anote em sua agenda:

1) O primeiro será no dia 14 de setembro, das 8h às 11h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, em Fortaleza, tendo como assunto principal o objetivo do MME;

2) o segundo será no dia 28 de setembro, das 8h às 11h30, na Paróquia Jesus, Maria, José, no bairro Antônio Bezerra e o assunto central será o Sínodo da Amazônia;

3) o terceiro encontro será no dia 19 de outubro, das 8h às 11h30, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, centro de Fortaleza, tendo como assunto principal a Espiritualidade Missionária.

Com essa celebração esperamos que “todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras e aumente o amor pela missão, que “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo”.

Lembramos que o COMIDI, através de sua coordenação, encaminhou o material do MME para as Regiões Episcopais que distribuirão para as paróquias e áreas pastorais. Se você quer saber sobre o material procure a Secretaria da sua Região.

Outras informações: (85) 3388-8702 (WhatsApp)

Saiba mais sobre o MME aqui