Mês da Bíblia 2023: comunidades podem contar com texto-base e roteiro para encontros - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Mês da Bíblia 2023: comunidades podem contar com texto-base e roteiro para encontros

Setembro é o tempo em que as comunidades católicas da Igreja no Brasil vivenciam um período do ano oportuno de conhecimento e reflexão no Mês da Bíblia. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, e é oportunidade para estudo da Palavra de Deus. Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. A Edições CNBB oferece como materiais de apoio o texto-base, um livreto com encontros e um cartaz.

Texto-base

As irmãs Márcia Eloi Rodrigues e Luciene Lima Gonçalves, religiosas do Instituto Religioso Nova Jerusalém, são as autoras do texto-base. O material procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Essa unidade, segundo o texto, significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.

De acordo com o arcebispo de Curitiba (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, as páginas do texto-base são dedicadas ao povo que quer alimentar e realimentar a sua fé no Senhor Jesus Cristo, “àqueles que querem crer com a Igreja”.

Segundo o arcebispo, quem ler as páginas do material “perceberá que os grandes problemas que nossa Igreja enfrenta hoje não deveriam causar nem surpresas, nem sustos. O que temos hoje é versão atualizada de desafios já antigos, espinhos já dos primeiros dias do cristianismo”.

Encontros

O subsídio de “Encontros Bíblicos” para o Mês da Bíblia 2023 propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

Dom José Antônio Peruzzo explica que o estudo da Carta aos Efésios proposto para o Mês da Bíblia deste ano procura, primeiro, explicitar a temática central da carta, que é a unidade do corpo de Cristo para, em segundo lugar, refletir sobre o lema: “vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24).

O material é composto por roteiros para quatro encontros e para a celebração de encerramento:

  • 1. Conhecer o amor de Cristo (Ef 3, 14-21)
  • 2. A unidade da Igreja (Ef 4, 1-16)
  • 3. Procedei como filhos da luz (Ef 5, 6-20)
  • 4. Honra teu pai e tua mãe (Ef 6, 1-9)
  • Celebração de encerramento do Mês da Bíblia – “Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4, 24)

Para adquirir os materiais do Mês da Bíblia 2023, acesse aqui o site da Edições CNBB.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

O convite do Papa à participação na Vigília de Oração em preparação ao Sínodo

CNBB incentiva a eleição de conselheiros tutelares, dia 1º/10, comprometidos com a proteção da população infanto-juvenil

Comissão para a Liturgia e Edições CNBB lançam formação online sobre a terceira edição típica do Missal Romano

A defesa da Vida é prioridade do Magistério da Igreja

Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza festejam novenário em honra a São Francisco