Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Foto: Pascom Pirambu

No último dia 22/11 a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pirambu, em Fortaleza acolheu a solicitação de envio dos membros do Grupo de Comunicadores para a Pastoral da Comunicação (Pascom Paroquial), seguindo o Rito de Envio descrito no Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação. Os pasconeiros entraram solenemente na Igreja Matriz do Pirambu sendo acolhidos pela comunidade paroquial. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Ministro Provincial Capuchinho, Frei Santos, OFMCap e pelo pároco Frei José Nilto, OFMCap.

A Pastoral da Comunicação em nossa paróquia é ação evangelizadora evidente, prática, que atua todos os dias, especialmente nesse tempo de pandemia, em que precisamos levar a Palavra de Deus e o testemunho de vida“, refletiu Frei Nilto.

Apresentação

Para o coordenador da Pascom, Isaac Ramos, “esse é um muito importante e que sempre foi muito esperado, pois agora oficialmente, para a comunidade paroquial somos a Pastoral da Comunicação. Agora sim estamos mostrando nosso serviço e formos abençoados e enviados em nome da Igreja perante toda a comunidade. Nos dá um novo vigor e renova a nossa esperança, na certeza, de que através do nosso serviço estamos levando Jesus Cristo até as pessoas, cumprindo o mandamento que Ele nos pediu, ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Frei Nilto Pereira, ressalta a importância da Pascom, especialmente neste tempo de pandemia: “posso afirmar com todas as letras que a pascom foi a coluna vertebral da nossa ação evangelizadora, pois a partir do empenho dos membros, nós tivemos a oportunidade de transmitir para as pessoas em lockdown, em isolamento social, em casa, especialmente para as pessoas em situação de risco, através das transmissões de live e das celebrações. Podemos está presente nos lares e nas vidas da pessoas“, e acrescenta ainda, “a pascom chega como um fermente na massa que não pode deixar de existir. Pela sua intensa ação intrínseca dentro da Igreja, dentro desse processo de evangelização”.

O TESTEMUNHO

Na nossa comunidade paroquial tivemos a felicidades de através dos testemunhos de alguns membros da pascom atingir outras pessoas e essas por sua vez se comprometeram em participar, em aumentar em numero e qualidade a nossa ação evangelizadora através dos meios de comunicação. A pascom em nossa comunidade tem sido presente e isso é um dom de Deus. Por isso em tempo de pandemia todas as pastorais são importante, mas a pascom é por natureza o centro, pois ela está a disposição de todos os demais membros pastorais que atuam em nossas Igrejas, nossas paroquias e pastorais. Vejo como sinal de Deus ter chegado o conhecimento de todos, principalmente a Juventude. O conhecimento da Internet e dos meios de comunicação.” Frei Nilto Pereira, OFMCap.

A HISTÓRIA

Articulada para organização da Festa de São Francisco de 2017 a Pascom vem atuando na Paróquia acolhendo em sua maioria jovens (do grupo da Crisma e dos Acólitos), proporcionando momentos formativos, espirituais e fraternos. Participando de formações na Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção, na Arquidiocese de Fortaleza e no Regional NE 1. Intensificando a fraternidade entre seus membros através de encontros e animado a vida espiritual com momentos de orações.

Por: Alex Ferreira – Pascom do Pirambu