Meditação do Evangelho da Solenidade de todos os Santos - (Mt 5,1-12) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Meditação do Evangelho da Solenidade de todos os Santos – (Mt 5,1-12)

“Santos, marcados pela fidelidade a Deus no amor a geração dos que procuram o Senhor”

Queridos irmãos em Cristo!

Celebramos neste domingo, como membros da Igreja “militante”, a unidade com todos os que se encontram na casa do Pai, membros da Igreja “triunfante”, portanto reunidos em eucaristia louvamos e bendizemos a Deus – Trindade Santa que congrega em torno de si seus filhos bem-aventurados e nos mostra o horizonte que nos aguarda como também o destino de nossas ações aqui na terra!

Pedimos ao Pai que nos dê a graça de celebrar de uma só festa os méritos de todos os santos como também a força divina para correspondermos à nossa vocação fundamental que é a santidade!

Quem são os santos? Esta pergunta permeia toda esta solenidade! As leituras proclamadas nos apresentam que estes nossos irmãos são aqueles marcados pela fidelidade à Deus, principalmente nas tribulações e dificuldades, onde a fé é provada e o sentido da esperança parece não se manter. O texto do livro do Apocalipse nos mostra que os que foram testados na provação, permanecendo de pé diante do trono e do cordeiro imolado, trajando as vestes brancas da pureza, com as palmas do martírio nas mãos, são modelo para a nossa caminhada também.

No batismo, somos marcados por Cristo com o sinal da cruz, lembramos as palavras que nos acolheram na Igreja pela primeira vez: “O nosso sinal é a cruz de Cristo”. Uma vez assim assinalados na fronte assumimos o mesmo itinerário do Senhor e a nossa vocação batismal nos remete ao chamado a uma vida santa! Somos incorporados ao corpo de Cristo – que é a Igreja e destinados a assumir no mundo a missão de ser: “a geração dos que procuram o Senhor”! Entretanto necessitamos, como primeiro passo, tornar mais viva a consciência de que somos filhos de Deus muito amados (2ª leitura) e que por meio do amor a Deus e ao próximo revelaremos a nossa verdadeira identidade e ação!

O texto das bem-aventuranças nesta celebração da páscoa do Senhor em nossas vidas é o caminho de santidade proposto para todos nós no decorrer desta semana. Jesus declara felizes aqueles que se colocam como pobres, aflitos, mansos, famintos e sedentos em realizar a vontade de Deus em suas vidas, que sabem sofrer com os sofredores, os que preservam seus corações da maldade na pureza, os pacíficos e os perseguidos por causa do seu “jeito diferente” de viver, muitas vezes em conflito com os valores apresentados ultimamente para nós como “normais e aceitos”

Todos nós, sem exceção somos convidados à santidade a partir da nossa vocação como batizados, membros da Igreja, atuantes no mundo. Infelizmente, muitas vezes ainda temos a concepção que ser santo é estar “fora do mundo”, muito pelo contrário. A santidade é construída cotidianamente em todas as nossas atitudes e escolhas as quais colocam Deus no centro de tudo. Foi justamente isso que fizeram todos os que são reconhecidos pela Igreja em estado de profunda comunhão com o Senhor.

Nós católicos romanos reconhecemos nos santos um modelo a ser seguido, somente adoramos a Deus, Pai todo-poderoso que em sua infinita bondade e comunhão deseja ver todos os seus filhos reunidos na festa do céu. Os santos que veneramos são uma grande inspiração pois nos mostram que é possível viver o evangelho de Cristo, principalmente em momentos de dificuldades e provações. A nossa época atual será sempre uma época necessitada de grandes exemplos e os santos sãos estes referenciais cuja vida apontam para um único caminho: O próprio Deus, Santo e fonte de toda santidade.

Não tenhamos receio de sermos santos ou mesmo de desejar ser!

Vivendo o amor estaremos nos formando no caminho da santidade! Sejamos santos! É a vontade do Pai!

Desejando que Deus seja tudo em todos, em Jesus o bom pastor e Maria nossa Mãe.

Pe. Fernando Antonio

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Sem Oração não haverá Sínodo

Edições CNBB publica “Orações Eucarísticas para a concelebração” e o “Rito da Missa celebrada com o povo”

Encontro de Liturgia reflete sobre nova edição do Missal Romano brasileiro

Inscrições para o II Seminário Bíblico Arquidiocesano continuam

CNBB sobre a tramitação da ADPF 442: “jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto”