Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Materiais da Campanha Missionária 2011, “Missão na Ecologia”.

Teve início nesta quarta-feira, 14, e segue até a próxima quarta-feira, 22, a movimentação na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, para o envio de materiais da Campanha Missionária 2011, “Missão na Ecologia”.

Ao todo estão sendo enviados 150 mil livros de Novena com Mensagem do Papa; 20 mil DVDs; 150 mil cartazes;12 milhões de envelopes e 10 milhões de folhetos dominicais. A partir do fim da próxima semana várias das 267 dioceses do país deverão receber o material.

O trabalho na sede das POM envolve nove homens que trabalham oito horas por dia na separação, contagem, endereçamento, empacotamento e envio do material.

O coordenador dos trabalhos e funcionário da expedição das POM, Renato Pinheiro, que trabalha há 11 anos no envio de materiais da Campanha Missionária, disse que o trabalho requer atenção e paciência. Ele diz que é um trabalho que exige esforço, mas é compensado pela finalidade da Campanha.

“Precisamos de paciência com as pessoas envolvidas no serviço como também atenção com o envio para que tudo chegue certinho no destino. Gosto de fazer esse trabalho porque é muito bonita a finalidade da Campanha Missionária que ajuda muitos missionários no Brasil e no mundo”, disse.

O funcionário da recepção das POM, Carlos Luiz da Silva, colabora no envio de materiais há oito anos. Para ele, enviar os materiais das POM é “colaborar de alguma forma com próximo, seja no Brasil ou no exterior porque os resultados da Campanha alcançam todo o mundo”.

Participa pela primeira vez do envio de materiais da Campanha Missionária o leigo Camilo Simon, 67 anos. Como voluntário, ele disse que o trabalho não traz prazer, mas alegria no coração. “É um trabalho evangélico que alcança as pessoas nas comunidades de base, nas paróquias e dioceses. Estou aqui de coração porque acredito no potencial do trabalho missionário. Para mim é um valor imenso estar aqui hoje”, afirmou contente.

“Momento intenso de trabalho na sede das POM”
Foi assim que definiu esta semana o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros, sobre a mobilização para o envio de materiais durante esta e a próxima semana na sede nacional das POM. O secretário também afirmou que o material tem o objetivo de fortalecer a caminhada missionária da Igreja bem como colaborar com o Fundo Mundial de Solidariedade e ajudar em projetos missionários além-fronteiras.

Leia na integra a entrevista com padre André.

O envio dos materiais da Campanha Missionária é um momento que mexe bastante com a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. Qual a importância deste momento para a vida da instituição?
É um momento de intenso trabalho, pois envolve um número maior de pessoas aonde se exige coesão de trabalhos e organização no que diz respeito ao empacotamento e envio dos materiais. Vale lembrar que sentimos o peso da responsabilidade de enviarmos este material para os quatro cantos do país.

Com o envio de materiais da Campanha Missionária, as comunidades, paróquias e dioceses devem se movimentar para realizarem uma boa campanha e difusão da animação missionária. O que as POM do Brasil têm a dizer a respeito desse momento preparativo e como os materiais podem ajudar para que seja realizada a campanha missionária no mês de outubro?
Os materiais são enviados em nome do coordenador diocesano da dimensão missionária ou de alguma pessoa que seja referência na mesma. Sugiro que as dioceses façam um estudo do material da Campanha Missionária antes do envio para as paróquias e que convidem todos os grupos das bases principalmente a Infância, Adolescência e Juventude Missionária. As POM do Brasil se alegram por mais uma campanha e pedem que os materiais sejam usados nas comunidades como fonte de fortalecimento da caminhada missionária sempre com um olhar para a dimensão universal da missão.

De maneira breve, o que se pretende com cada uma dos materiais da Campanha Missionária: Livro da Novena com Mensagem do Papa, DVDs, cartazes, envelopes e folhetos dominicais?
Geralmente a Campanha Missionária é uma extensão da Campanha da Fraternidade. Cabe às POM dar uma ênfase maior à dimensão missionária, logo todo o nosso material se volta para a universalidade da missão. O Livro da Novena pode ser utilizado pelos grupos ou simplesmente nas casas; os DVDs ajudam nas reflexões das novenas ou poderiam ser utilizados nos momentos das homilias dominicais e também nas reuniões das pastorais, conselhos paroquias e comunitários; os cartazes devem ser fixados nos murais e ou lugares que facilitem a visualização; os envelopes poderão ser distribuídos entre os dias que antecedem o Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro) ou quando os grupos se reunirem ou ainda nas celebrações domésticas; folhetos dominicais servem como suporte para a oração dos fieis nas missas, culto dominical e reuniões das pastorais, grupos e movimentos.

Como é revertido o dinheiro da Campanha Missionária?
É enviado para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma e anualmente quando acontecem as assembleias dos diretores nacionais se definem quais serão os continentes e países que receberão as ajudas por meio de cada obra pontifícia. Graças a Deus o Brasil já é considerado um país emergente e a cada ano a nossa coleta aumenta. Aos poucos estamos deixando de receber do exterior para ajudar outros países que mais necessitam. Fica uma porcentagem nas POM para a manutenção da sede nacional, para ajudar projetos missionários além-fronteiras (Moçambique e Haiti), projetos na Amazônia e também demais projetos em território brasileiro.

Quais os objetivos da Campanha Missionária 2011, cujo tema é “Missão na Ecologia”?
Continuar com a conscientização ecológica alargando os horizontes para todo o mundo, pois este sempre é  e será o objetivo principal da Campanha Missionária. O mundo é a nossa paróquia e as gerações futuras dependerão de nossa resposta para que o mesmo continue sendo respeitado.

Fonte: POM

Material para animação das Campanhas

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais