Manhã de formação da Catequese Arquidiocesana

A equipe de Articulação de Catequese da Arquidiocese de Fortaleza realizará no próximo dia 18 de junho, das 8h às 12h, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, uma manhã de formação com o tema “O Ministério da Coordenação”. Devem participar do encontro coordenadores paroquiais de catequese. Cada paróquia deverá enviar três representantes. O assessor será o Padre Emilio Castelo, responsável pela animação catequética na Arquidiocese.

“O apostolo Paulo nos alerta (Rm 12,9-21) para que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, isto é, que a nossa missão de coordenadores não seja uma forma de vanglória nem um fardo nos ombros dos outros, mas serviço para a construção do Reino”.

Encontro Regional de Catequese
A animação bíblica e catequética do Regional Nordeste I (CNBB) realizou nos dias 3, 4 e 5 de junho, na Diocese do Crato, um encontro de estudo, com o tema: “Ministério da Coordenação se faz pelo serviço e a doação”. Mais de sessenta pessoas, provenientes das dioceses de Iguatu, Crato, Itapipoca, Sobral, Tiangua e Fortaleza, participaram do encontro. Foram refletidas a urgência de uma catequese de caráter iniciativo e a necessidade de se ter uma catequese, que seja evangelizadora, experiencial, mistagógica e narrativa.

“Falamos que a equipe de coordenação precisa reunir-se constantemente para rezar, para estudar e aprofundar a situação da Pastoral Catequética, como também avaliar o processo de educação da fé na comunidade, por meio de visitas, encontros e assembléias”.

Cartaz para o dia do catequista em 2011

Foi definido o cartaz para o dia do catequista em 2011. Houve também uma comunicação sobre o Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral que acontecerá de 8 a 11 de outubro, em Goiânia, com o objetivo de reavivar na Igreja a consciência que é “da Palavra de Deus que deriva a missão da Igreja”. (VD 92), e de fortalecer o sentido da unidade eclesial e da pastoral de conjunto.

Outro informe foi a realização de um Seminário Regional que acontecerá na Arquidiocese de Fortaleza nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2011.

O estudo ocorreu em clima de muito entusiasmo, seriedade e compromisso com o serviço Pastoral Catequético. É importante destacar a acolhida, a organização dos membros da Pastoral Catequética da Diocese do Crato. Foi um momento rico de troca de experiência, aprendizado e partilha.

CARTAZ EXPLICAÇÃO