Mais de duas mil lideranças confirmam presença no Fórum Shalom | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Mais de duas mil lideranças confirmam presença no Fórum Shalom

Maior evento formativo da Comunidade Católica Shalom será realizado neste feriadão, de 6 a 9 de setembro.

O próximo feriadão de 6 a 9 de setembro será oportunidade de reciclagem para as mais de duas mil lideranças de várias partes do Brasil e de outros países que já confirmaram presença no Fórum 2018. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza com o  tema  “De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10,8). Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Fórum conta na programação com momentos formativos, espirituais e artísticos. Entre os palestrantes, presença confirmada de Dom Giacinto Marcuzo, Vigário Geral do Patriarcado Latino de Jerusalém e Vigário Patriarcal para Jerusalém e Palestina.

Dom Giacinto Marcuzo é italiano da Diocese de Vittorio Veneto e há 58 anos, missionário na Terra Santa. Veio para a Judéia quando adolescente, em 1960, para terminar seus estudos sacerdotais e aprender a língua árabe. Depois de completar sua formação no Seminário de Beit Jala (Belém), foi ordenado sacerdote em 1969 e Epíscopo em 1993. Homem de grande cultura e profundo conhecedor da realidade do Oriente Médio, além dos estudos na área da teologia e espiritualidade, tem formação sobre literatura árabe. Como Bispo titular de Emaús, dedicou-se por 24 anos ao Vicariato Patriarcal para Israel, marcando fortemente a vida cristã deste país e sendo também muito envolvido no diálogo inter-religioso. Dentre os inúmeros eventos vividos, destacam-se as visitas dos três últimos Papas à Terra Santa.

Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom ministrará formações no encontro. Moysés é consultor do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização desde 2011 e foi por muito tempo consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, atualmente Dicastério Família e Vida. Emmir Nogueira com ampla experiência na formação também integra a lista de pregadores.

Dom Giacinto Marcuzo

O Fórum acontece desde 1994 e tem como objetivo formar os participantes à luz da Fé católica e do Carisma Shalom. “Formação não é conteúdo, formação é vivência”. Com essa afirmação, Emmir Nogueira, cofundadorada Comunidade, explica que, neste ano, o Fórum Shalom traz um treinamento específico sobre a vida de oração e sobre os trabalhos de evangelização na Igreja. Ainda de acordo com Emmir, que é responsável pelas formações, o evento faz parte da história e da tradição da Comunidade por isso é considerado o mais importante a nível formativo.

Frei Raniero Cantalamessa, pregador do Papa, Frei Patrício Sciadini, missionário no Egito, e Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança, já passaram pelo Fórum Shalom. Em 2018, o tema do encontro ganha força com as pregações centrais, os workshops e lançamentos de livros.

Noites culturais
O Fórum Shalom 2018 oferece para os participantes, durante as tardes, workshops com diferentes temáticas e, durante as noites, programação cultural. Na sexta-feira, 7, está previsto para acontecer o espetáculo “Para onde correm os rios”, da Companhia de Artes Shalom. E o show da banda Missionário Shalom está agendado para sábado, 8.

Serviços

Fórum Shalom 2018
Data: 6 a 9 de setembro de 2018.
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Inscrições: forumshalom.com
Mais informações: (85) 98189-7161

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Primeira Semana Catequética na Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos

Amanhã, sábado, 15 de agosto, Igreja no país se une em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”

Workshop para a Pastoral do dízimo on-line

Ciclo de formação e estudo a partir da Campanha da Fraternidade 2020

Organização divulga programação oficial da Caminhada com Maria 2020. Coroação da imagem será feita neste ano pelo próprio arcebispo