Logo da JMJ Rio2013: um coração no coração de todos

imagem_jovens_camisa_JMJ_07022013145201Com um ano de lançamento comemorado ontem, 7 de fevereiro, o logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já é marca consolidada no Brasil e no mundo. Onde se fala do encontro da juventude com o Papa Bento XVI lá está o coração verde e azul com o Cristo de braços abertos indicando de forma clara a cara do evento de julho deste ano. É difícil encontrar um jovem que se prepara para a Jornada e que ainda não tenha uma camiseta com esse símbolo.

Todos os dias, o Setor de Comunicação do Comitê Organizador Local (COL) recebe diversas fotos de peregrinos e voluntários de diferentes regiões do mundo que vestiram a camisa da JMJ, literalmente.

Criador do logo, Gustavo Huguenin conta que ainda se surpreende com as notícias que recebe sobre a propagação do logo da JMJ Rio2013. “Fico muito feliz em saber que o logo chegou a lugares que eu nunca poderia imaginar, como quando recebi a foto que uma vela que colocaram na Gruta da Anunciação, em Nazaré, com a imagem do logo. Os peregrinos que passam por lá acendem a vela e enquanto ela estiver acesa haverá alguém rezando pela JMJ”, revela o designer.

Além de divulgar a JMJ Rio2013, o logo contribui diretamente com a construção do evento. Por estarem licenciados, todos os produtos oficiais que trazem a marca tem um valor destinado para cobrir os custos da organização do encontro da juventude com o Bento XVI.

A empresa Angra Marcas, responsável pela administração dos produtos licenciados, enfatiza que ainda há alguns erros na utilização da marca. Produtos não-oficiais são constantemente comercializados e, ao comprá-los, o consumidor favorece uma empresa que utiliza a marca da Jornada para lucrar e não contribui com o evento.

>>> Já leu o Manual de utilização da logomarca da JMJ?

Para facilitar o entendimento e o uso do logo, o COL preparou o questionário abaixo com as principais dúvidas dos usuários. Fique atento e ajude a construir a JMJ Rio2013.

Posso usar a marca JMJ Rio2013?

A marca JMJ Rio2013 poderá ser usada em material de divulgação de eventos, dioceses, pastorais, movimentos, grupos de jovens ou instituição com trabalho relacionado à juventude ou à JMJ.

Meu evento irá preparar os jovens para a JMJ Rio2013. Posso usar a marca na divulgação?

Sim, desde que se respeite a aplicação correta (veja o manual) e insira acima o texto “Rumo à JMJ Rio2013”.

Como devo utilizar a marca JMJ Rio2013?

O arquivo digital do logo pode ser aplicado em material de divulgação, cumprindo alguns requisitos como respeitar o manual de identidade visual, inserir o texto “Rumo à” ou “Em preparação para” acima ou ao lado e solicitar autorização ao Comitê Organizador Local. A aplicação da assinatura em qualquer material gráfico que não seja produzido pelo Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 deverá obrigatoriamente conter a assinatura visual da instituição ou grupo responsável.

Preciso de autorização?

Sim. Somente o Comitê Organizador Local JMJ Rio2013 poderá liberar o uso da marca para fins de divulgação. Para os casos de aplicação da marca em produtos, como camisetas ou brindes, é necessário o licenciamento. O e-mail para contato é: [email protected].

Posso alterar o logo JMJ com as cores do meu grupo ou estado?

Não. Nenhuma alteração de cor, forma ou inserção de outro elemento no logo é permitida. Qualquer alteração fere a identidade do evento e se caracteriza como uso indevido.

Gostaria de produzir uma camisa para meu grupo. Como faço?

Você poderá solicitar a personalização da camisa oficial da JMJ Rio2013 para sua paróquia ou grupo, com opção nas cores branca, verde, azul e amarela. Acesse www.produtosrio2013.com.br.