Livro “50 anos de Vida Missionária” conta história de Cristina França

cris400No próximo dia 4 de abril no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja a partir das 18h em Fortaleza, haverá o lançamento do Livro “Cristina França, 50 anos de vida missionária”.

O livro descreve a trajetória de vida de Cristina França de Deus Silva, defensora e atuante na luta por direito de comunidades pobres da cidade. Dedicou grande parte de sua vida na Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza onde trabalhou como coordenadora e assumiu vários projetos entre eles de habitação. Trabalhou em grupos de economia solidária, participou do grupo de formação Quilombo dos Palmares, desenvolveu ações junto agricultores e hoje participa do Fórum Lixo e Cidadania na defesa e promoção dos/das catadores/as de material reciclável e resíduos sólidos.

Em 2012 foi indicada pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, para concorrer junto a outras duas pessoas ao prêmio “Betinho de atitude cidadã”.

Quem quiser saber sobre a vida dessa mulher, poderá comparecer ao lançamento e adquirir o livro onde conta toda sua história. O lançamento do livro contará com a doação de 150 exemplares, a ideia é reproduzir mais e colocar a venda.

Em entrevista a Cáritas Regional, Cristina França antecipa a importância do livro e de sua emoção pelo lançamento. “Com este livro quero devolver a Igreja ao movimento comunitário e sociedade de forma sistematizada um pouco de muito que recebi”, conta.

Cáritas Regional: Que importância tem a publicação do livro e porque a escolha desse tema?

Cristina França: Com este livro quero devolver a Igreja ao movimento comunitário e sociedade de forma sistematizada um pouco de muito que recebi em termo de conhecimento de aprofundamento espiritual e de experiências que adquiri nessa caminhada de 50 anos junto com os/as irmãos/as, companheiros/as menos favorecidos em todos os aspectos da sociedade, tendo como centro os ensinamentos vindos da Igreja Católica e FÉ em Jesus e Maria.

Cáritas Regional: O que conta o livro? Quem faz parte dele?

Cristina França: É contada a minha história de vida, a minha missão como cristã e a minha militância na sociedade enquanto cidadã. Fazem parte dele minha família, companheiras de luta social, meus orientadores espirituais, parceiros com diferentes visões, amigos próximos e de outras culturas.

Cáritas Regional: Nessa longa trajetória grande parte dela foi dedicada à Caritas (31 anos), que experiências exitosas você destacaria?

Cristina França: Citarei apenas algumas de inúmeras. A Espiritualidade a partir da vivência das comunidades, ações em conjunto com as Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), ações com famílias ribeirinhas, ações com famílias dos Assentamentos Rurais em conjunto com a Pastoral da Terra (CPT), o Semiárido na luta por água para as comunidades rurais, as formações de cidadania e a organização dos Catadores/as de 10 comunidades na época.

Cáritas Regional: Fale um pouco desse trabalho que você realiza junto aos catadores/as. Que lições de vida lhe dão?

Cristina França: Trabalho através do Fórum Lixo e Cidadania do Ceará apoiando através das interlocuções com os gestores, a organização, assessoria a projetos de inclusão e sempre que possível participo das reuniões da Rede de Catadores. Vejo hoje por parte de vários catadores/as a gratidão pelo crescimento pessoal e da própria rede, a solidariedade, a comunicação entre eles, assumem suas tarefas, participam e interagem com outras pessoas, buscam alternativas de sobrevivência, tomaram consciência da importância em estarem organizados em rede e cooperativa, contribuem com seu saber e acolhem o saber das entidades, instituições. A pessoa deve exigir ser reconhecida com cidadã e filha de Deus, defesa da vida através de pequenas experiências.

Por Jeane Freitas, Comunicadora Cáritas Regional Ceará