Livre do ódio e do medo, nova obra de Maupal sobre a Mensagem do Papa para a Quaresma

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral publica uma nova ilustração do conhecido artista de rua, cujas imagens acompanharão as palavras do Papa ao longo do caminho quaresmal.

Vatican News

O Papa que se debruça numa parte de muro em que foram cortados os fios de arame farpado e estende a mão para ajudar uma mulher e um homem a saírem da prisão do “ódio” e do “medo”. Esta é a nova e simbólica ilustração do artista de rua Maupal, nascido Mauro Pallotta, divulgada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. As representações do conhecido artista, famoso pelos murais dedicados ao Pontífice ao redor do Vaticano, acompanham a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2024 até à Páscoa.

A Mensagem do Pontífice para a Quaresma deste ano, apresentada em 1º de fevereiro, tem como tema: “Através do deserto Deus nos guia para a liberdade”. Inspira-se na passagem do Livro do Êxodo: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão” (Ex 20,1-17).

A liberdade é o tema central desta segunda obra de Maupal. “O êxodo quaresmal – explica numa breve nota o Dicastério guiado pelo cardeal Michael Czerny – nos ajuda a nos libertar da escravidão. Deus sustenta a nossa esperança – através de um caminho de conversão eclesial, comunitário e pessoal – para nos conduzir à terra que Ele quer nos dar”.