Live CNBB painel discute o tema “o novo humanismo a partir do Papa Francisco” no dia 26 de maio, às 17h - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Live CNBB painel discute o tema “o novo humanismo a partir do Papa Francisco” no dia 26 de maio, às 17h

No próximo dia 26 de maio, das 17h às 18h, a live CNBB – Igreja no Brasil Painel vai aprofundar o tema: “O novo humanismo a partir do Papa Francisco”. A live terá como ponto de partida as reflexões de 25 autores contidas no 11º Caderno Temático do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas sobre as ideias e as ações de Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo cristão. A live  pode ser acompanhada, ao vivo, no canal da CNBB no Youtube.

O caderno, cujo tema é “O Novo Humanismo – Paradigmas Civilizatórios Para o Século XXI a Partir do Papa Francisco”, tem como um de seus organizadores o bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol.

Como debatedores convidados estão confirmados o  filósofo, escritor e professor emérito da Universidade Federal do Ceará, padre Manfredo Araújo, o filósofo e doutor em Educação e professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo,  Maurício Abdalla, e o jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor da PUC Minas, Moisés Sbardelotto.

Farol do Novo humanismo

O Papa Francisco tem sido uma voz solitária em meio a um mundo em crise. Num tempo no qual um seleto grupo de bilionários condena milhões de pessoas à pobreza e à miséria. Num tempo em que os sistemas políticos democráticos e de direitos estão sendo testados e no qual as novas tecnologias têm se mostrado ambíguas, ao mesmo tempo em que ampliam as possibilidades abrem espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência.

Contudo, a voz quase solitária de Francisco aparece como um farol de esperança que faz brotar no mundo a capacidade de ter fé, de acreditar na vida, de apostar na alegria do Evangelho, na fraternidade e no diálogo como estradas para fortalecer a amizade social e a Paz.

Discursos e atitudes do Santo Padre contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de pensar a vida e de cuidar dela. Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o Papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Francisco propõe o cuidado com a “Casa Comum”. O novo humanismo põe no centro a vida, todas as formas de vida, porque entende que tudo está interligado.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. A reflexão pretende ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica o mediador, busca aprofundar temas, considerando a realidade brasileira e do que dizem os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco, e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscam assegurar a presença de um convidado especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial nas diferentes realidades. São apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Sínodo 2023: “o exercício da escuta é o único remédio capaz de curar os males do nosso tempo”, afirma dom Dirceu

Assinado acordo Santa Sé e República Democrática de São Tomé e Príncipe

Ações sociais do Regional Nordeste 2 receberão apoio do Fundo Nacional de Solidariedade

A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria

Falece o salesiano cearense Padre Raimundo Ricardo Sobrinho