Leitura Orante: 6º DOMINGO DA PÁSCOA: Evangelho Jo 17,1-11a

Tema: A oração de Jesus

Passos da Leitura Orante

Invocação ao Espírito Santo
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima Pai, Filho, Espírito Santo – presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser. Eu vos adoro, amo e agradeço. Amém

LEITURA: ( Verdade) O que diz o texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia – Jo 17,1-11ª. (Observe as palavras de Jesus na sua oração ao Pai, as frases, os gestos)

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós hoje?

O Evangelho nos  conduz, nestes dias anteriores à festa de Pentecostes, a buscar conhecer e crescer na relação com o Espírito Santo, o mesmo Espírito, através do qual Jesus manifestou o Reino.

Para sentirmos a presença de Jesus e o  consolo do seu Espírito, precisamos, antes, viver como Ele deseja que vivamos. E viver como Jesus é aceitar que teremos tribulações, muito mais com Ele do que sem Ele, porque nosso modo de vida começará a incomodar e denunciar o modo de viver de outras pessoas. Pedro, em sua primeira carta diz: “ Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.

“Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal.” (1Pd 3,15-18)

Jesus nos ensina a orar ao e com o Pai. A oração nos faz  manter uma relação mais intima com Deus presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Ele está em todos os discípulos que procuram fazer sua a existência de Jesus, e viver sua própria vida escondida na vida de Cristo (cf. Cl 3,3). Eles experimentam a força de sua ressurreição até se identificar profundamente com Ele: “Já não vivo eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).” (DAp 256).

É através de Jesus, que vemos Deus. Jesus manifesta Deus com amor e fidelidade. “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem em mim” (Jo 14, 1) “Quem  me viu , viu o Pai”. Como é que você diz: “Mostra-nos o Pai?”. “Você não acredita que eu estou no Pai e que o Pai está em mim”?(Jo 14, 9-10)

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos  leva a dizer a Deus?

Vamos rezar a oração ensinada pelo próprio Jesus Cristo, O Pai Nosso é a oração que testemunha a dimensão comunitária de Jesus.

Pai Nosso…

CONTEMPLAÇÃO: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Como discípulos missionários, necessitamos de oração. Qual a minha atitude diante de Deus? É de confiança? É de reconhecimento?  Tenho consciência de que preciso unir a oração ao testemunho? São Tiago nos diz: “A fé sem obra é morta” (Tg 2, 17)

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27).

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais