Lançada campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Fortaleza

O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, lançou na manha de hoje, 23 de fevereiro de 2012, no auditório do Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja a Campanha da Fraternidade 2012 – “Fraternidade e Saúde Pública”. Dois momentos marcaram o lançamento da CF 2012 em Fortaleza, o primeiro aconteceu ontem, quarta-feira 22, na Catedral Metropolitana, com a celebração eucarística, presidida por Dom José Antonio Tosi Marques. E o de hoje, 23, foi realizada uma entrevista coletiva com a presença de autoridades ligadas à área da saúde, como: a professora Dra. Raquel Rigotto, do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará; Dr. Oscar Bittercourt Lins Neto, médico e diácono permanente da Arquidiocese de Fortaleza; padre Francisco Gomes da Silva, Camiliano e diretor do Hospital Cura D’Ars; o Secretário de Saúde do estado, Raimundo José Arruda Bastos e a Dra. Lídia Dias, coordenadora da atenção básica da PMF – Secretária Municipal de Saúde.

Dom José Antonio abriu a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Fortaleza com a leitura da mensagem do Papa Bento XVI ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis: “Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha, invocando pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para todos, mas de modo especial, para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento”, escreveu o papa.

A Campanha da Fraternidade é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em âmbito nacional, durante a quaresma. Essa feliz iniciativa vem mobilizando, a cada ano, toda a Igreja Católica e a sociedade civil em favor da vida digna, justiça social, fraternidade e paz para todos os brasileiros. “A Fraternidade e Saúde Pública” é o tema da Campanha da Fraternidade escolhido pela CNBB para 2012. O tema não é só de interesse para os fiéis católicos, mas para toda a sociedade, independente de raça, cor ou religião, pois trata de um grito e um pedido: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo 38, 8). O objetivo geral da CF- 2012 é “refletir a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (n. 6).

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

A primeira grande contribuição da Campanha da Fraternidade e, por isso, de toda a Igreja, é o fato de colocar o próprio tema Saúde Pública em debate, trazendo para o cotidiano das comunidades eclesiais, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e sociedade, contribuindo numa profunda reflexão com estudos, debates e conhecimento do da situação do Sistema da Saúde Pública do Brasil (SUS), à luz da palavra de Deus, provendo contribuições como: o conhecimento maior dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros no que diz respeito à saúde, em todos os aspectos; o fortalecimento das pastorais que cuidam da saúde e da vida em geral: pastoral da saúde, da criança e adolescente, pessoa idosa, HIV, dependentes químicos; a divulgação/conhecimento do SUS, como sistema de saúde público federal, criado para atender às necessidades do povo brasileiro, no amplo cuidado da saúde: tanto preventiva quanto de tratamento de doenças; o fortalecimento dos canais de participação efetiva da sociedade e de suas entidades representativas na formulação, implantação e controle das políticas públicas de saúde. Os Conselhos de Saúde, em suas diversas instâncias, constituem espaços privilegiados para o alcance deste objetivo; o atendimento mais humanizado, acolhedor e digno a todo cidadão em qualquer unidade de saúde; a garantia e valorização de métodos e princípios de uma educação de qualidade e acessível, fazendo com que a promoção da saúde seja prioridade nas políticas públicas de saúde, para a população em geral; e a Valorização dos profissionais da saúde.

Contato: Marta Andrade, coordenadora do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, através dos telefones (85) 99216742, ou (85) 3388 8703; Rosélia Follmann ou Hilda Chavante: (85) 3388 8701.

Fotos.