Juventude Missionária do Ceará realiza sua V Missão Jovem

A Juventude Missionária do Ceará realizou, entre os dias 20 e 23 de junho, na cidade de Caucaia (CE), a 5ª Missão Jovem estadual. A cada ano, a Missão Jovem busca estimular o protagonismo das juventudes a partir da ação missionária em diferentes realidades que o estado oferece.

WhatsApp Image 2019-06-23 at 19.52.17

O tema da missão, em comunhão com o que está sendo discutido nos últimos anos, foi “Juventude Missionária, Testemunho e Profetismo”, que, iluminado pelas palavras do profeta Isaías (52, 7) através do lema “Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação”, apresentou aos jovens novas realidades onde eles podem ser agentes transformadores e anunciadores da palavra de Deus.

Esta missão contou com algumas ações diferentes das anteriores. A realidade urbana, vivenciada no Conjunto Nova Metrópole, na cidade de Caucaia (CE), ainda era algo distante do que a maioria dos jovens havia presenciado em ações missionárias passadas. Assim, além das visitas nas casas e nas comunidades, foram realizadas oficinas de saúde e cidadania, todas orientadas por jovens com formações nas áreas, oferecendo à população serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicose, identificação do IMC e orientações alimentares, discussões a respeito da aposentadoria, benefícios, acesso aos equipamentos sociais, entre outros.

DSC_1746

Os jovens ainda participaram de uma ação pastoral de rua na Praça do Ferreira, localizada no centro da cidade de Fortaleza (CE), em conjunto com a Toca de Assis. Neste momento os missionários puderam vivenciar e escutar as diversas histórias, angústias e palavras de esperança que as pessoas que vivem em situação de rua tinham para oferecer.

A jovem Adelane, da Diocese de Itapipoca (CE), afirma que “conhecer a realidade de zona urbana me fez abrir os olhos e enxergar o mundo de outra maneira, conhecer as famílias e sentir Deus em cada uma delas me fortaleceu como missionária e como humana”.

DSC_1732

Adas Monteiro, jovem da Arquidiocese de Fortaleza (CE), destaca que “saio desta missão com a confirmação de que estou no lugar certo, no caminho que Deus quis para mim. Rezar pelo outro sem conhecer pode ser difícil, mas é o gesto mais lindo que se pode existir e foi assim que se fez a V Missão Jovem, em uma realidade urbana onde todos ficamos deslumbrados pelo que vivemos, mas felizes por ter a oportunidade de fazer parte desta missão e colocar em prática os pedidos do Papa Francisco”.

O jovem da Diocese de Crato (CE), Rafael Lima, descreve a importância da missão na sua vivência cristã: “a V Missão Jovem me proporcionou um real encontro e amadurecimento com Deus e da minha fé. Ao longo desses quatro dias de missão pude vivenciar experiências que sem dúvidas marcaram minha vida. Se deparar com a realidade de uma comunidade muito carente em todos os sentidos, mas mesmo assim ver nas pessoas a esperança e fé de coisas boas, que dias melhores virão, motiva e impulsiona o missionário”.

Fonte: POM