Jubileu de prata de padre Eugênio Pacelli, SJ

Dia de 20 de julho deste ano, padre Eugênio Pacelli celebra seus 25 anos de ordenação Presbiteral. A comunidade dos jesuítas, amigos, parentes e conhecidos se unem para render graças ao Senhor pelo dom da vida de Padre Eugênio.

Eugenio Pacelli Nome de um papa (papa Pio XII)! Assim começa a HISTÓRIA de um menino pobre, do interior do Ceará, mas por Deus predestinado a grandes realizações. Vem de uma família de seis filhos, sendo ele o primogênito.

Estudou no Colégio Escola Profissional Mons. Melo, em Ibiapina, sob a direção das irmãs josefinas. Desde pequeno alimentou uma grande devoção a Nossa Senhora.

Padre Eugenio Pacelli Correia Aguiar, nasceu em Ibiapina Ceará no dia 22 de setembro de 1964. Após a descoberta da vocação religiosa e sacerdotal na Congregação dos Jesuítas, morou em Fortaleza onde concluiu os estudos até o Ensino Médio. Fez o noviciado em Salvador – BA, depois morou em Belo Horizonte onde fez os primeiros votos. Residiu em Recife-PE e, em 10 de setembro de 2003 fez os votos temporários e a provações no Chile e na Espanha. No dia 20 de julho de 1996 foi ordenado sacerdote Jesuíta na sua cidade natal – Ibiapina no Ceará, pela imposição das mãos de dom Francisco Javier Hernández Arnedo, bispo de Tianguá-CE. Padre Eugênio Foi o primeiro sacerdote ordenado por dom Francisco Javier Hernández Arnedo.

Um pouco de História

1. Em Fortaleza, cidade em que Padre Eugênio estudou, fez o Ensino Médio e depois voltou como padre e faz grandes feitos no Colégio Santo Inácio e  na Paróquia de Cristo Rei administra com o zelo de bom pastor e pai espiritual os seus paroquianos;
  2. Em Salvador, fez o seu noviciado e trabalhava com a Santa Dulce dos pobres em suas obras;
  3. Em Belo Horizonte fez seus estudos em Teologia e Filosofia;
  4. Em João Pessoa fez os dois anos do seu Juniorato;
  5. Em Madri (Espanha) fez um curso de aprofundamento teológico. Em Manresa (Espanha) fez um aprofundamento espiritual teológico;
  6. No Chile ele passou teve a oportunidade de confirmar seu SIM a Deus como jesuíta.
  7. Em Recife foi diretor do Colégio Nóbrega e especializou-se em administração escolar.
  8. Em Fortaleza, no dia 28/01/2004, foi nomeado pároco da Paróquia de Cristo Rei até 2014;
  9. Em Fortaleza (ano de 2012) assume a direção do Colégio Santo Inácio.

Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia.

Atualmente, diretor pastoral do Colégio Santo Inácio, diretor do Mosteiro dos Jesuítas e do Polo Santo Inácio. Fundador do movimento Amare, que congrega mais de 1000 casais e idealizador da Noite da Misericórdia, que reunia mais de 5 mil pessoas, antes da pandemia.

padre eugenio pacelli

Obras

Padre Eugênio já lançou três obras: “Encontros com a Misericórdia“, em parceria com Marília Fiúza; “Em Jesus Deus abraça o sofrimento humano“, fruto de sua tese de mestrado, pela Universidade católica de Pernambuco e  “Mensagens de Fé e Esperança em tempos de Covid“, iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), uma compilação dos artigos do padre publicados no Jornal O Povo, em homenagem às vítimas da covid e aos 60 anos do Colégio Santo Inácio.

Consuelda Azevedo – Agente da Pastoral da Comunicação