Jovens usam novas ferramentas na evangelização

Em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, jovens cearenses participam de videoconferência. Novas tecnologias estreitam comunicação entre eles.

As novas tecnologias estão preparando os jovens líderes da Igreja Católica no Ceará “Rumo à Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro no próximo ano. As ferramentas também usadas para estreitar a comunicação.

O encontro “Rumo à Jornada Mundial da Juventude” Rio 2013 foi das 8 horas até as 17 horas. Mais de cem jovens se reuniram ontem na Pastoral Maria Mãe da Igreja para assistir à videoconferência com o padre Jefferson Gonçalves, diretor do do setor de “pré-jornada” da JMJ.

De acordo com Lucas Guerra, coordenador do evento realizado ontem, o principal intuito da videoconferência era de esclarecer a organização da Jornada e também para que o padre Jefferson ajudasse com uma “palavra de incentivo e de apoio aos jovens”.

A videoconferência é apenas uma das alternativas dos jovens para o estreitamento da comunicação entre a Igreja e a comunidade. “Temos site, blog, Twitter e Facebook, ou seja, a gente se utiliza de todos os meios de comunicação possíveis. E isso é bom porque vai tornando o jovem mais próximo. Nós nos sentimos protagonistas de cada detalhe”, explicou Lucas.

Os demais jovens que aproveitavam a manhã de encontro “Rumo à Jornada Mundial” reafirmavam a felicidade de poder contar com as orientações do Padre Jefferson Gonçalves. “Temos um direcionamento sobre a Semana Missionária, que acontece em julho do próximo ano, além de nos motivarmos com as palavras dele”, disse Pedro Ítalo Benevides, representante da Igreja Nossa Senhora da Glória.

Pedro afirmou ainda que a videoconferência fez com que se sentisse mais “próximo” aos jovens dos outros Estados e também da Jornada. “Diminui as distâncias e faz com que a gente se sinta lá.”

O padre Francisco Duarte, que também participou do evento com os jovens, comentou os benefícios que os meios de comunicação têm trazido para a comunidade.

De acordo com o padre, as novas tecnologias desempenham papel fundamental na evangelização. “Não tem como fugir, a mídia é uma realidade e temos que usufruir dela para evangelizar os jovens”, explicou.

Encontro

Durante o encontro, foi lançado oficialmente o site da Semana Missionária da Arquidiocese de Fortaleza, desenvolvido por voluntários.

A Semana Missionária ocorrerá de 18 a 20 de julho de 2013 e receberá uma média de seis mil peregrinos de outros países na Arquidiocese de Fortaleza em preparação à Jornada Mundial da Juventude.

“Um evento para preparar e conscientizar os jovens da importância e responsabilidade de receber jovens estrangeiros”, complementou o padre Duarte.

ENTENDA A NOTÍCIA

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Ela tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Site oficial da Semana Missionária de Fortaleza

Endereço na web: semanamissionariafortaleza.org

Outras informações: 8172 3283

Matéria do Jornal O Povo – 18 / 11 / 2012: https://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2012/11/17/noticiasjornalradar,2956099/jovens-usam-novas-ferramentas-na-evangelizacao.shtml