Jornada Mundial das Crianças em maio: sinal de esperança ao mundo a partir de Roma

Papa encontra crianças no Vaticano em 2023: o pontapé inicial para a JMC  (VATICAN MEDIA Divisione Foto)

“Levaremos ao mundo a nossa canção de paz, um sorriso para quem já não tem. E seremos um sinal de esperança”, assim canta o hino oficial do evento internacional que acontece nos dias 25 e 26 de maio, na capital italiana. Neste sábado (2) uma coletiva de imprensa vai apresentar o número de inscritos e suas nacionalidades, além de dados da organização desse evento histórico em Roma. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da JMC.

Ouça a reportagem e compartilhe

Andressa Collet – Vatican News

Mais um passo será dado neste sábado (2) para a realização da I Jornada Mundial das Crianças, programada para os dias 25 e 26 de maio, em Roma. A Sala de Imprensa do Estádio Olímpico da capital italiana será sede da apresentação do evento internacional, promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação. Sabe-se que a JMC vai contar com a participação do Papa Francisco e de crianças de todo o mundo, num máximo de cerca de 100 mil com acompanhantes junto. Mas a confirmação de números e nacionalidades, assim como dados da organização, só serão conhecidos durante a coletiva de imprensa que começa às 17h na Itália, 13h no horário de Brasília.

As informações devem ser repassadas pelo coordenador da JMC, Padre Enzo Fortunato, que estará acompanhado de Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio; Aldo Cagnoli, vice-coordenador da JMC; Stella Cervogni, chefe das delegações estrangeiras da JMC; Marco Mezzaroma, presidente de Esporte e Saúde; e Gianluigi Buffon, chefe da delegação da Seleção de Futebol da Itália.

Mas, por que o Papa quer conhecer essas crianças, questiona-se o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério, em carta aberta sobre a primeira edição da JMC: para “lhes anunciar a alegria do Evangelho. Os meninos e as meninas têm o direito de encontrar Cristo! O Cristo por inteiro”.

As inscrições com fins solidários

A JMC é destinada a crianças entre os 5 e 12 anos de idade e seus acompanhantes adultos. Como critério indicativo, a organização fala de 3 adultos para cada 7 crianças. As inscrições para o evento de Roma podem ser feitas em modalidade on-line através das dioceses, paróquias, movimentos, escolas e associações. O site www.giornatamondialedeibambini.org está disponível em três línguas: italiano, inglês e espanhol, e o e-mail para contato é o [email protected].

A inscrição prevê o pagamento de uma taxa de 5 euros por pessoa (pouco mais de R$ 25,00). Além de garantir a confirmação da inscrição, o valor será destinado a um funto de solidariedade para ajudar a realidade dos mais pobres que também irão participar. Tanto que a organização tem encorajado as dioceses dos países mais desfavorecidos para acolher a vontade de participação dessas crianças. Para facilitar e ajudar nessa assistência, basta enviar uma mensagem para o endereço eletrônico [email protected].

A força da esperança que vem das crianças

Assim como canta o hino da Jornada Mundial das Crianças, com texto e música de monsenhor Marco Frisina, os pequenos são “a alegria e a esperança”, “a novidade do mundo”, “o futuro”, “a vida, “o sinal do amor”, especialmente para o mundo de hoje, obscurecido pela violência, necessitado da sua inocência. As crianças são esperança aos adultos e trazem amor onde o egoísmo é galopante e onde a dor extingue o sorriso e cria tristeza. O refrão do hino, alegre e solene, é mais meditativo, mas sublinha o papel fundamental das crianças no mundo: serem sinais de esperança.

Somos nós a alegria e a esperança,

somos nós a novidade do mundo.

Somos nós o futuro, somos nós a vida,

somos nós o sinal do amor.

Levaremos ao mundo a nossa canção de paz,

um sorriso para quem já não tem.

E seremos um sinal de esperança.