Itinerário Catequético (III)

O Itinerário Catequético de Iniciação à Vida Cristã (IVC) tem por objetivo viver o catecumenato em suas dimensões bíblicas, catequéticas e litúrgicas, por sucessivas fases. A terceira fase corresponde à vivencia da mensagem e da obra de salvação de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e Homem. Os eixos temáticos da terceira fase referem-se ao evento fundamental da vida e da missão de Jesus Cristo: o mistério da Encarnação do Verbo e o mistério da paixão, morte e ressurreição. Em torno desse eixo fundamental segue-se um roteiro de temas conexos e integrados que levam os discípulos à participação efetiva no mistério de Cristo, conhecendo-o, amando-o e seguindo-o de perto. (Segue-se o roteiro).

1. A Encarnação de Jesus Cristo, por nós e por nossa salvação (Lc. 1, 26-38; 2, 1-7).

2. O batismo de Jesus [Mc. 1,9-11].

3. Jesus é levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado e vencer toda tentação [Mc. 1,12-13; Mt. 4, 1-11].

4. O Filho de Deus e Filho do Homem expulsa o mal, restaura a vida dos filhos/as de Deus, supera falsos ídolos e falsas esperanças [Mc. capítulos 1, 2 e 3].

5. Jesus convoca discípulos a percorrer o caminho da conversão e do compromisso cristão [Mc. 1, 14 -20].

6. Jesus anuncia a culminância de sua vida e missão [Mc. 8,31-38; 9, 30 – 40; 10, 32-45].

7. Os discípulos de Jesus enfrentam crises de fé. Cristo incorpora os discípulos à sua vida e missão redentora. As crises preparam os discípulos à participação efetiva na paixão, morte e ressurreição de Jesus [Mc. 6, 1-13; 6, 30-56; 7,14-23]. A superação da crise e da ignorância dos discípulos refletem as nossas crises, fraquezas, contra testemunhos, infidelidades no seguimento de Jesus Cristo.

8. As parábolas do semeador e dos grãos [Mc. 4, 1 ss] e as parábolas do reino [Lc. 13, 1ss] nos ajudam a compreender, aceitar e assumir a participação na missão do Mestre e Redentor.

9. O caminho do discípulo (catecúmeno) refere-se ao compromisso cristão efetivo que não se reduz a um estudo descompromissado. O caminho do discípulo passa inexoravelmente pela paixão e morte de Jesus [Mc. 14, 1ss; 15, 1- 47; At. 2, 14-36] e sua gloriosa Ressurreição e Ascensão [Jo 20, 1-29; At. 1, 6-11].

10. O envio do Espírito Santo [Jo 20, 19-23; At. 2,1ss; Rom. 8, 1ss] vincula a vida e missão do cristão, assistida e plenificada pelo Espírito do Ressuscitado [Jo 15, 1-ss; 10, 1-10;16, 1 ss].

O roteiro articula as temáticas conexas, adaptadas às necessidades e circunstancias dos participantes. Preveja-se a celebração da opção fundamental da vida do discípulo cristão, chamada de “jornada do discipulado”, constando de um retiro espiritual seguido pela celebração do Evangelho [Jo 13, 34-35], com a entrega do Mandamento do Amor e da oração sobre os discípulos. O processo catequético forma e envolve efetivamente os discípulos no mistério de Cristo e de sua Igreja, a serviço do seu reino.