Irmã Margarida Maria Sales: Aniversário de 80 anos

Zenaide muito bem lembrou que dia 30 de janeiro é o dia do aniversário de nascimento da Irmã Margarida Maria Sales, da Congregação Josefina criada pelo Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Completaria nesta data 80 anos, se entre nós estivesse, a Coordenadora emérita da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Para a Comissão data significativa e por demais relevante, em face da dedicação, seriedade e trabalho destinados à Causa,  a qual nos últimos vinte (20) anos ocupou o centro de sua atenção e de sua vida.

Por vigorosa gratidão ao Servo de Deus, que cedo nela percebeu e incentivou os talentos de sua natureza, aliado à indubitável convicção de sua santidade e humildade, preencheu as décadas finais de sua existência presencial com o sentimento de que essa meta poderia atingir, eis que merecedora do conhecimento de toda a Igreja e do mundo católicos.

Com parcos recursos e grandes dificuldades não poupou esforços para visualizar o que não lhe foi permitido em vida, qual seja, ver e confirmar a glória dos altares chegar ao Servo de Deus Dom Lustosa.

Seu legado está vivo e visível, pois conseguiu reunir e revelar a um grupo de pessoas de diversos matizes, destaque para o padre Abimael Francisco do Nascimento – Missionário do Sagrado Coração (MSC), da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, por sinal, congregação trazida para Fortaleza pelo Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa – a quem convidou para Assessor Teológico da Comissão, a grandeza espiritual e a elogiável capacidade de realização de um dos mais expressivos expoentes da Igreja Católica Apostólica Romana, não somente no Ceará, mas também no Pará, no Amazonas, em Uberaba, em Corumbá, em Bagé (RS), em Carpina (PE), em Taubaté e Lorena (SP), em Roma nos cursos de Filosofia e Teologia, em todas as regiões geográficas do imenso Brasil, e por onde esteve e passou: Dom Antônio de Almeida Lustosa, seminarista, presbítero, bispo e arcebispo.

Sua preocupação em encontrar os caminhos e as pessoas certas para levar a cabo seu objetivo fez dela um mecanismo aglutinador que ainda hoje une a todos os membros em torno da Causa de Beatificação e Canonização do santo Servo de Deus.

Com a saúde fragilizada em função das exigências que a árdua missão lhe destinou, nem por isso se deu por vencida e, muito além disso, resgatou o processo canônico que já estava como que estagnado em Roma, com a abertura decisiva que surgiu mediante a descoberta e o conhecimento do Postulador Geral da Causa, em Roma, Dom Pier Luigi Cameroni,  SDB, que veio a conhecer pessoalmente em fevereiro de 2018, quando da participação no II Seminário para as Causas de Beatificação e Canonização da Família Salesiana, na Cidade Eterna, acompanhada do Assessor Teológico da Comissão, padre Abimael Francisco do Nascimento (MSC).

Sua tenacidade e perseverança eram exemplos para seus pares na Comissão e serviam para encorajar e motivar a todos os membros, seja nas celebrações eucarísticas, nas reuniões semanais, nos encontros espirituais, nos seminários, nas paróquias, nos grupos de pastorais, e onde estivesse cumprindo a missão Josefina de servir e, de cristã, para evangelizar.

Contrária a injustiças compôs e integrou na Arquidiocese de Fortaleza o grupo de correligionários que criou a Pastoral dos Direitos Humanos, sendo homenageada com distinção, em 2018, por sua colaboração em prol da justiça social.

De personalidade firme nunca se deixou levar por qualquer iniciativa que pudesse lhe desviar dos ensinamentos, das orientações e dos princípios basilares de sua Igreja e de sua religião.

Há poucos dias celebrou o primeiro ano de sua Páscoa eterna e, com ela, também estivemos saudosos nessa recente celebração, sem nos dar conta da ausência de sua presença.

Continua entre nós seu espírito fraterno e a firmeza de sua vontade a estimular a realização das tarefas cotidianas da Comissão que, sem dúvida, contemplarão com a consistência imprescindível o sentimento gratificante de abraçar a Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, defendida e perseguida pela saudosa

IRMÃ MARGARIDA MARIA SALES,

da Congregação das Josefinas.

Feliz aniversário, Irmã!

(*) – Homenagem da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização Dom Antônio de Almeida Lustosa, em memória da Irmã Margarida Maria Sales, Coordenadora emérita da Comissão.

Irmã Margarida Maria Sales