Informações sobre o Dia de Finados

Dia 2 de novembro, Dia de Finados, é dia de lembrar todos àqueles que partilharam conosco a sua vida e que já faleceram. O dia de todos os santos, 1º de novembro, fez com que surgisse um dia dedicado à memória de todos os mortos. As duas festas tem como pretexto fatos transcendentes, mas na verdade celebram realidades desta vida. A fundamentação bíblica para o dia de finados é encontrada no Segundo Livro dos Macabeus capítulo doze versículo quatro (12, 4), onde se lê: “rezou pelos mortos”. Hora de rezar, celebrar o dom vida e pedir a intercessão dos irmãos que partiram.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques celebrará no dia 2, quinta- feira, às 7h30min na Capela da Ressurreição no subsolo da Catedral, onde estão sepultados alguns bispos e monsenhores da Arquidiocese de Fortaleza.

Na Catedral haverá a Santa Missa às 12h e 18h30min.

Programação de missas no dia 2 de novembro – Dia de Finados

1 – Cemitério São João Batista

Visando o melhor atendimento o Cemitério São João Batista programou a celebração da Santa Missa nos dias:

Dia 1º de novembro,
a missa será às 10 horas presidida por Padre José Targino, Capelão do Cemitério.

No dia 2 de novembro
– Dia de Finados- haverá missa nos seguintes horários:

– 8h, presidida por Padre José Targino, Capelão do Cemitério

– 10h, presidida por Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza,

– 12h e às 16h presidida por Padre  Wellington Rodrigues.

O Cemitério São João Batista fica na rua Pe. Mororó, nº 487, no Centro, em Fortaleza.

Informações pelo telefone (85) 3212. 8415.

2- Cemitério Parque da Paz

– 8h e 9h30min, missa presidida pelo Pe. Gilson Soares, pároco da Paróquia Senhora das Graças, Manoel Sátiro.

– 11h, missa com um padre da Comunidade Católica Shalom.

O Cemitério Parque da Paz fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 4454, no bairro Passaré.

Informações: (85) 3295. 2577 ou 3295.5464.

3 – Cemitério Bom Jardim

Haverá missas nos seguintes horários:
às 8h (padre Justino) e 16h (Padre Alexandre)

O Cemitério do Bom Jardim fica na Estrada do Jatobá, 2668, no Parque Santa Cecília.

Informações pelo telefone (85) 3452.2465.

4 – Cemitério da Parangaba

-As missas serão celebradas às 9h e 16h pelos padres da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Parangaba.

12h –  Santa Missa presidida por um padre do Shalom.

O cemitério fica próximo ao terminal da Parangaba.

Informações pelo telefone (85) 3292. 3090 ou (85) 31051464.

5 – Cemitério Jardim Metropolitano

-As missas serão celebradas às 10h, 14h30min, e às 16h pelo Padre Wagner Sabóia Frota

O cemitério Jardim Metropolitano fica na Rodovia Anel Viário nº 4261 – Eusébio.

Informações pelo telefone (85) 3033. 5555.

6 – Cemitério de Messejana

A celebração eucarística no Cemitério de Messejana será celebrada às 9 horas presidida por Frei Benedito de Sousa Braga Filho

-16h presidida por Padre Emilio César Porto Cabral, Pároco de Messejana.

O Cemitério de Messejana fica na rua José Severiano, 290.

7 – Cemitério São Vicente de Paula, mais conhecido como Cemitério do Mucuripe.

Como o Cemitério do Mucuripe está localizado em frente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, as missas serão na Igreja Matriz nos seguintes horários:

-7h e às 8h30min,  a Santa Missa será presidida pelo Padre Antônio Ramalho Neto

-17h e às 19h  a Santa Missa será presidida por Padre Juarez Brito, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Mucuripe.

O Cemitério do Mucuripe fica na av. Abolição, 3986.

Informações pelo telefone (85) 3263.1538 na Paróquia do Mucuripe.

Caucaia

8 – Cemitério Municipal São José – Caucaia – CE

17h, missa presidida pelo Padre Aurênio Nonato Azevedo.

9 – Cemitério e Crematório Parque da Saudade

10h e 16h, missa presidida pelo Padre Pedro Rodrigues da Paróquia do Tancredo Neves.

O Cemitério fica na Avenida 4º Anel Viário, KM 22 s/n – Urucutuba – Caucaia – CE.

Informações pelo telefone (85) 32661600.

10 – Memorial Sol Poente

9h e 16h –  missa presidida pelo Padre Francisco Antônio C. de Menezes (Pe.Tula).

O Cemitério fica na Avenida Sol Poente nº 8800 – Cipó em Caucaia – CE.

Informações pelo telefone (85) 41050800.

11- Cemitério do Caranguejo – Garrote

7h, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

12 – Cemitério Lagoa Salgada

8h30min, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

13 – Cemitério do Cambeba – Planalto Cauípe

9h, missa presidida pelo Diácono Washington.

14 – Cemitério São Pedro – Nossa Senhora da Paz

16h, missa presidida pelo Padre José Fonseca da Silva Filho.

“Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará pelo seu poder.” (1Cor 6, 14)

Uma resposta

1. Eu tenho uma reclamação ou um apelo à fazer: saio da minha casa no bairro lagoa redonda para meu trabalho na av. Pontes Vieira e só vejo a vista assembléias, universais, enfim, igrejas não católicas. Eu queria saber, vocês não terão mais a iniciativa de construir mais igrejas porque os evangélicos estão se aproveitando. Um pouco perto de mim tem a igreja Santa Edvirges, mas a 2 meses em reforma. Meu filho foi batizado na católica e disse que vai ser evangélico porque eles têm mais cuidado em evangelizar. Acho que vocês estão vacilando e os evangélicos estão dominando. A gente vê este povo a toda hora nas ruas e os católicos quando saem as ruas é com cara de semana esperança, como se Jesus tivesse negado a eles a eternidade. Gente, comecem algum movimento, construam igrejas nas periferias porque estamos sucumbindo mesmo.