Igreja no Brasil realiza nos dias 16 e 17 a coleta da Campanha para a Evangelização

Estamos em plena Campanha para Evangelização, que se realiza no Advento e neste ano, como nos diz o texto base, quer ser uma ponte a nos conduzir da Campanha da Fraternidade 2023, sobre a fome, à Campanha da Fraternidade 2024, sobre “Fraternidade e amizade social”, passando pelo mistério da encarnação (Texto Base 2023).

A iniciativa tem como tema: “em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”! Esta temática foi inspirada em uma canção do Frei Fabretti e do José Thomaz Filho, que diz:

“Deus nos espera em Belém.

Sabe da fome que temos.

Vamos à casa do pão.

Lá nosso irmão nós veremos”.

Esta inspiração nos conduz da “casa do pão” que é Belém, onde com o mistério da encarnação, nasce nosso compromisso de superação da fome uns dos outros, até  a amizade social, nascida na pessoa do Verbo Encarnado, que em Belém se fez nosso irmão, e o podemos contemplar deitado em palhas, colocado entre o boi e o burro (1Cel84).

Como estamos celebrando 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em Greccio, na Itália, no Natal de 1223, o Papa Francisco nos desperta dizendo: “Imbuídos desta data, queremos motivar nossas famílias a montar o seu presépio. Apoiar esta tradição bonita nos dias que antecedem o Natal e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, escolas, hospitais, praças e em diversos grupos […].

Motivados ainda por outras inspirações, recebemos quatro folhetos para serem refletidos e rezados em famílias, um a cada semana da Campanha para a Evangelização.

Assim, com estas motivações, além do cartaz e envelope vamos neste 3º domingo do Advento, exercitar a partilha solidária, participando, com generosidade, do:

GESTO CONCRETO – COLETA NACIONAL nos dias 16 e 17 de dezembro, nas missas de sábado e domingo.

Com esta partilha solidária, poderemos colaborar para que toda a Igreja realize e amplie sua ação evangelizadora, através das Equipes Nacional, Regional e (Arqui)Diocesanas. É HORA DE PARTILHAR PORQUE “EVANGELIZAR É TORNAR O REINO DE DEUS PRESENTE NO MUNDO”(EG,176).

Fonte: Equipe Arquidiocesana de Animação das Campanhas