IAM e JM celebram a memória da Beata Pauline Jaricot, em Fortaleza

No dia 14 de janeiro, domingo, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) e a Juventude Missionária (JM) da Arquidiocese de Fortaleza realizaram um encontro em memória à Beata Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF). O encontro aconteceu na Capela São José Operário – Bonsucesso, em Fortaleza, iniciando com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. James Oliveira, SDS, vigário da Paróquia de São José – Vila Pery. Em seguida, os grupos de IAM e JM se reuniram na quadra da capela para confraternizar e celebrar o início das atividades de 2024, com um lanche partilhado.
O Papa Paulo VI, na Conferência Missionária Internacional, realizada em novembro de 1972 por ocasião dos 150 anos de fundação da Obra da Propagação da Fé e 50 anos de reconhecimento como obra missionária pontifícia, apresenta Pauline Jaricot como “autêntica filha da Igreja, tão devotada à causa das Missões distantes e, ao mesmo tempo, tão preocupada com os problemas operários que a cercava”. A Conferência foi iluminada pelo tema “Obras Missionárias Pontifícias sob o Signo da Colegialidade Apostólica”. O Pontífice desejou ardentemente que, “em clima de alegre fraternidade, de escuta atenta, reflexão laboriosa e oração viva, essas Associações Internacionais iluminem a ação missionária da Igreja para suscitar um novo impulso”.
Pauline foi beatificada no dia 22 de maio de 2022, em uma solene celebração eucarística presidida pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, junto com mais de 500 sacerdotes vindos de todos os lugares dos cinco continentes. O cardeal falou para os mais de 12mil fiéis presentes na celebração, que aconteceu em Lyon, na França: “Pauline Jaricot era uma mulher que amava Jesus Cristo, deixando que Ele, a Palavra de Deus, viva, aja e ame nela e por ela. Vemos nela um testemunho vivo do poder do amor por Jesus, um amor que se identifica com Jesus”.

ORAÇÃO COM A BEM-AVENTURADA PAULINE JARICOT
Bem-aventurada Pauline Jaricot, contigo pedimos ao Pai a graça de saber o que é mais importante na nossa vida. Contigo queremos amar sempre mais Jesus na Eucaristia e nos pobres. Contigo queremos descobrir o grande dom e o grande valor da oração e do terço em comunidade. Contigo queremos amar a Igreja e o Santo Padre e viver como discípulos missionários de Jesus Cristo.
Queremos partilhar na oração, no sacrifício e na solidariedade, os mistérios de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias, sendo Igreja em estado permanente de Missão.
Amém!

Galeria de imagens: