Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Hoje (24),18º aniversário de Dom José Aparecido Tosi Marques em Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza celebra hoje (24), o 18º aniversário de posse de Dom José Aparecido Tosi Marques. São 18 anos de pastoreio nesta centenária Igreja Particular. Dom José tem sempre procurado, com muita dedicação e zelo, exercer o múnus episcopal junto a seu rebanho.

Agradeçamos a Deus por sua presença e por seu pastoreio e a ele por tão denodadamente caminhar conosco.

Dom José nasceu em 13 de maio de 1948, na cidade de Jaú, SP, sendo ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1974. Foi ordenado bispo em 20 de setembro de 1991, com nomeação para ser bispo auxiliar de Salvador, BA.

Para Fortaleza foi nomeado em 13 de janeiro de 1999 e tomou posse como arcebispo em 24 de março de 1999.

Eis algumas das realizações de Dom José na Arquidiocese:

Principais Ações Pastorais e Administrativas
Nestes dezoito anos de governo episcopal na Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antonio já marcou sua presença com muitas iniciativas e realizações, tanto nas ações de pastoreio e evangelização como nas de infraestrutura necessária para o trabalho pastoral. Entre elas destacamos:

Conselhos.
Desde o início, Dom José Antonio tem governado a Arquidiocese com a participação dos Conselhos Episcopal, Presbiteral, Pastoral e Econômico, do Colégio de Consultores e das Assembleias Arquidiocesanas.

Visitas Pastorais.
Realiza, todos os anos, visitas pastorais a cada uma das Regiões Episcopais.

Planos de Pastoral.
Favoreceu e apoiou o Planejamento Participativo da ação Evangelizadora da Arquidiocese e fez publicar os Planos de Pastoral da Arquidiocese 2003-2007, 2008-2011, 2012-2015, 2015-2019.

Diretório Pastoral, Litúrgico e Sacramental.
Publicou o “Diretório Pastoral, Litúrgico e Sacramental” da Arquidiocese de Fortaleza. Esse Diretório, obrigatório em toda a Arquidiocese, já teve quatro edições: 2003, 2008, 2012 e 2015.

Projeto do Dízimo.
Após anos de estudo e elaboração em toda a Arquidiocese, desde o pastoreio de Dom Aloísio, aprovou, sancionou e promulgou, em setembro de 2007, o Projeto do Dízimo – Partilha Eclesial para a Arquidiocese de Fortaleza. Os sacramentos são dons gratuitos de Deus, devem, pois, ser ministrados gratuitamente. Em toda a Arquidiocese, conforme seu decreto, seja criado, animado e trabalhado o Dízimo – Partilha Eclesial, substituindo o sistema de espórtulas e taxas.

Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.
Desde seu primeiro ano, em 1999, tem acompanhado e apoiado a Comissão Arquidiocesana para análise dos Projetos dirigidos ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

Fórum dos Movimentos Eclesiais.
Criou o Fórum dos Movimentos Eclesiais – FAMEC, com o objetivo de os movimentos, associações, serviços e comunidades novas terem uma instância de partilha, articulação e comunhão na Igreja Arquidiocesana.

Caminhada com Maria.
Assumiu, desde 2003, a realização desta caminhada no dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza, com a participação dos padres e fiéis das paróquias e áreas pastorais de Fortaleza, por ele convocados, anualmente, em carta circular. A Caminhada com Maria inicia no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Barra do Ceará, e percorre oito quilômetros até chegar à Catedral Metropolitana. Em 2016 foi realizada a 14ª. Caminhada com Maria.

Casa do Povo da Rua.
Doou uma casa da Arquidiocese para servir de apoio aos moradores de rua, sob a orientação e administração da Pastoral do Povo da Rua.

Reforma de prédios.
Reformou a Residência Episcopal, no Seminário da Prainha, o centenário prédio do Colégio Castelo, tornando-o o Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, o Centro de Treinamento Frederico Pontes, em Pacatuba, e a Cúria Metropolitana, no Seminário da Prainha.

Presbíteros.
Durante seu ministério episcopal, mais de cem jovens foram ordenados por ele presbíteros diocesanos, incardinados na Arquidiocese de Fortaleza. Além dos encontros normais dos padres nas Regiões Episcopais, do Curso de Formação, em janeiro, dos dois Retiros, em julho e outubro, tem agendado e participado, anualmente, de encontros semestrais, de três dias, com os padres que tenham até cinco anos de ordenação, e com os padres com mais de cinco anos de ordenação.

Fundo de Sustentação dos Presbíteros
Apoiou e aprovou a criação do Fundo de Sustentação dos Presbíteros, com o dízimo sacerdotal e a participação de 3% ou 5% dos rendimentos mensais de cada paróquia e área pastoral. Objetivo principal é garantir que o padre não tenha receio de assumir paróquias ou áreas pastorais mais distantes, mais periféricas, cujo povo é muito pobre ou não tem a prática da participação.

Diaconato Permanente.
Criou a Comissão para o Diaconato Permanente, a Escola Diaconal e já ordenou vinte e um diáconos permanentes para a Arquidiocese de Fortaleza.

Seminário Arquidiocesano.
Em substituição ao Seminário Regional NE1 – Ceará, criou a 22 de dezembro de 2003 o Seminário Arquidiocesano São José – Filosofia e Teologia, em bairros diferentes, dando continuidade à formação presbiteral para a Arquidiocese de Fortaleza.

Faculdade Católica de Fortaleza.
Apoiou a transformação dos cursos seminarísticos de filosofia e de teologia do Instituto Teológico Pastoral – ITEP e o Instituto de Ciências Religiosas em cursos de bacharelato e criou, em 28 de agosto de 2009, a Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha.

Seminaristas
Tem tido uma dedicação especial à formação dos seminaristas, nos três seminários da Arquidiocese – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e na Faculdade Católica de Fortaleza, realizando sempre encontros, em conjunto e em separado, com os seminaristas, com as equipes de formação e com o Conselho Diretor da Faculdade.

Caminhada Penitencial.
Realizou em 2009 a 1ª Caminhada Penitencial no Terceiro Domingo da Quaresma. Em 2016 foi realizada a 8ª Caminhada Penitencial com a convocação, em carta circular, dos padres da Arquidiocese para participarem e caminharem com os fiéis.

Conselhos Paroquiais.
Tem insistido para que todas as paróquias e áreas pastorais tenham Conselho Econômico e Conselho Pastoral. Os membros dos Conselhos Econômicos são sempre provisionados por ele.

Regiões Episcopais.
Após estudos e assembleias das Regiões Episcopais e da Arquidiocese, aprovou em 2009 a criação de novas Regiões Episcopais, reconfigurando a Arquidiocese de Fortaleza, que passou de seis Regiões, criadas em 1985, a nove Regiões Episcopais, conforme o decreto 005/2009, de 8 de dezembro de 2009.

Vigários Episcopais.
Tem mantido, dando continuidade ao que fizeram seus dois últimos antecessores, a nomeação dos vigários episcopais a cada dois anos, a partir de uma lista tríplice indicada em assembleia eletiva de cada Região Episcopal.

Regimento das Regiões Episcopais.
Em 12 de dezembro do mesmo ano, 2009, aprovou o Regimento das Regiões Episcopais “Em busca da unidade pastoral na organização das Regiões Episcopais”, em que estão contidas as normas para garantir a unidade arquidiocesana na organização pastoral das Regiões Episcopais: Coordenação Pastoral, Conselho Pastoral, Conselho Econômico e Assembleia Pastoral, em cada Região.

Novas casas de apoio e encontros
Comprou a Casa e terreno dos Irmãos Maristas, em Maranguape, e a Casa Vocacional da Companhia de Jesus, em Mondubim. Esta a ser administrada pela Região Nossa Senhora da Conceição, aquela pela Região Episcopal Sagrada Família.

Festa da Vida.
Tem apoiado, desde 2009, a realização da Festa da Vida da Arquidiocese de Fortaleza, no terceiro domingo do Advento.

Centenário da Arquidiocese
Celebrou em 2015 um Ano Jubilar na Arquidiocese de Fortaleza como comemoração de seu centenário. Atividades diversas de formação e missão perpassaram o ano, encerrado solenemente com a presença do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello e sua presidência na Celebração Eucarística, no Condomínio Espiritual Uirapuru-CEU, em 13 de novembro de 2015.

Congregações Religiosas
Dom José Antonio tem acolhido na Arquidiocese várias Congregações Religiosas.

– Congregações Religiosas Masculinas:
Congregação Brasileira dos Cistercienses, 2001;
Congregação dos Religiosos da Sagrada Face, 2001;
Ordem dos Agostinianos Recoletos, 2001;
Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas), 2001;
Instituto dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis), 2001;
Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), 2005;
Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), 2005.

Congregações Religiosas Femininas:
Irmãs da Purificação de Maria Santíssima, 1999;
Humildes Servas do Senhor, antes de 2002;
Irmãs Auxiliares de N. Sra. da Piedade, antes de 2002;
Irmãs do Imaculado Coração de Maria, antes de 2002;
Congregação do Divino Mestre, antes de 2002;
Congregação Santa Teresinha, antes de 2002;
Instituto Coração de Jesus, antes de 2002;
Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis), antes de 2002;
Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, antes de 2002;
Missionárias Diocesanas, antes de 2002;
Missionárias Mãe da Vida, antes de 2002;
Instituto São Vicente, antes de 2002;
Congregação Missionária da Sagrada Família, 2003;
Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, 2003;
Congregação de Notre Dame de Namur, 2003;
Irmãs Franciscanas Bernardinas da Terceira Ordem de São Francisco, 2003;
Obra de Nossa Senhora da Glória, 2003;
Irmãs Franciscanas de Siessen, 2003;
Irmãs de Santa Catarina Virgem e Mártir, 2003;
Irmãs Missionárias Combonianas, 2003;
Missionárias Camilianas Maria Mãe da Vida, 2003 (fundação em Fortaleza);
Ordem de Santa Clara, 2003;
Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schöenstatt, 2003;
Irmãs da Caridade Dominicanas da Apresentação da Santíssima Virgem, 2004;
Irmãs de Jesus Missionário, antes de 2005;
Associação Católica “A Tenda de Cristo”, antes de 2005;
Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, antes de 2010;
Missionárias da Mãe da Vida na Visitação, antes de 2010.
Congregação das Filhas de Jesus, em 2016.

Criação de Paróquias

  1. DECRETO N 007-1999 – criação da Paróquia de Jesus Maria e José – Ocara – 01 11 99.
  2. DECRETO N 001-2000 criação da Paróquia de São João Batista – Aruaru, Morada Nova 02 01 00.
  3. DECRETO N 002-2000 criação da Paróquia de São José – Lagoa Redonda, Fortaleza 02 02 00.
  4. DECRETO N 004-2000 criação da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Dunas, Fortaleza 23 04 00.
  5. DECRETO N 006-2000 criação da Paróquia de São Diogo – Cajazeiras/Barroso, Fortaleza 12 10 00.
  6. DECRETO N 007-2000 criação da Área Pastoral Caucaia-Praias 17 10 00.
  7. DECRETO N 004-2001 reconfiguração geográfica da Área Pastoral Tabapuá, Caucaia 25 03 01.
  8. DECRETO N 005-2001 – Criação da Paróquia de São Pedro – Barreira 13 06 01.
  9. DECRETO N 005-2002 – Criação da Paróquia de Santo Antônio em Capuan – Caucaia CE 01 07 02.
  10. DECRETO N 006-2002 – Criação da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em Eusébio CE – 04 09 02.
  11. DECRETO N 007–2002 – reconfiguração geográfica da Área Pastoral da Barra do Ceará – Fortaleza 14 09 02.
  12. DECRETO N 008-2002 – Criação da Paróquia de Santo Antônio – Jardim Iracema, Fortaleza 14 09 02.
  13. DECRETO N 009–2002 – retificação da configuração e limites da Paróquia São Pedro e São Paulo – Quintino Cunha, Fortaleza 14 09 02.
  14. DECRETO N 001-2003 – criação da Paróquia de Santo Antônio – Itaitinga 01 01 03.
  15. DECRETO N 002-2003 – criação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Alto Alegre, Fortaleza  02 02 03.
  16. DECRETO N 003-2003 – criação da Área Pastoral Santa Luzia – Pedra, Itaitinga 02 02 03.
  17. DECRETO N 005-2003 – criação da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Antônio Diogo, Redenção 08 06 03.
  18. DECRETO N 007-2003 – criação da Paróquia de São João Eudes – Luciano Cavalcante, Fortaleza 15 10 03.
  19. DECRETO N 002-2004 – criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Conj. Nova Metrópole, Caucaia 02 02 04.
  20. DECRETO N 003-2004 – criação da Área Pastoral São Francisco de Assis – Canindezinho, Fortaleza 11 02 04.
  21. DECRETO N 004-2004 – criação da Paróquia Menino Jesus – Conjunto Industrial, Maracanaú 01 03 04.
  22. DECRETO N 005-2004 – criação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Vila Manoel Sátiro, Fortaleza 01 03 04.
  23. DECRETO N 007-2004 – reconfiguração geográfica da Área Pastoral Santo Antonio – Granja Portugal, Fortaleza 30 03 04.
  24. DECRETO N 009-2004 – criação da Paróquia da Imaculada Conceição – Bairro João XXIII, Fortaleza 08 09 04.
    (DECRETO N 011-2015 – São João XXIII – copadroeiro Paróquia Imaculada Conceição – João XXIII, Fortaleza 08 09 15)
  25. DECRETO N 002 – 2005 – Criação da Paróquia de São Luís Gonzaga – Pecém, São Gonçalo do Amarante 19 04 05.
  26. DECRETO N 004 – 2005 – Criação da Paróquia Santo Antonio – Maraponga, Fortaleza 14 09 05.
  27. DECRETO N 001-2006 – criação da Paróquia de São José – Edson Queiroz 02 02 06.
  28. DECRETO N 002-2006 – criação da Paróquia  Bom Jesus dos Navegantes – Parajuru Beberibe 11 02 06.
  29. DECRETO N 003-2006 – criação da Paróquia  N Sra da Penha – Sucatinga, Beberibe 11 02 06.
  30. DECRETO N 007-2006 – Criação da Área Pastoral Tancredo Neves – Fortaleza 23 04 06
  31. DECRETO N 002-2008 – criação da Paróquia de Santo Francisco em Tapera 04 06 08
  32. DECRETO N 005-2008 – criação da Paróquia N Sra Graças – Pindoretama 21 11 08
  33. DECRETO N 001-2009 – Criação da Área Pastoral Caiçara – Canindé 04 01 09
  34. DECRETO N 002-2009 – Criação da Área Pastoral PICI – Fortaleza 25 01 09
  35. DECRETO N 006-2009 – Criação da Paróquia Mãe Santíssima – Parque Dois Irmãos, Fortaleza 08 12 09
  36. DECRETO N 007-2009 – Criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vicente Pinzon, Fortaleza 08 12 09
  37. DECRETO N 008-2009 – Criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Santa Maria, Fortaleza 08 12 09
  38. DECRETO N 001-2010 – Criação da Área Pastoral Vila Velha – 09 01 10
  39. DECRETO N 003-2010 – criação Paróquia Sagrado Coração de Jesus & S Luzia – Pedra, Itaitinga 24 05 10
  40. DECRETO N 004-2010 – criação Paróquia São Francisco de Assis – Conj. Palmeira, Fortaleza 21 09 10
  41. DECRETO N 008-2010 – criação Paróquia N Sra das Graças – Parque Potira, Caucaia 13 10 10
  42. DECRETO N 007-2010 – criação Paróquia N Sra das Graças & São Pedro, Praias, Caucaia 13 10 10
  43. DECRETO N 006-2010 – criação Paróquia São Vicente de Paulo – Tabapuá, Caucaia 13 10 10
  44. DECRETO N 001-2011 – criação Paróquia Santo Antonio de Pádua – Granja Portugal, Fortaleza 01 01 11
  45. DECRETO N 002-2011 – Criação da Área Pastoral Santa Paula Frassinetti – Granja Lisboa – 16 02 11
  46. DECRETO N 003-2011 – Criação da Área Pastoral São José – Barroso II – Par. Dias Macedo 25 07 11
  47. DECRETO N 002-2012 – criação Paróquia São Francisco de Assis – Canindezinho, Fortaleza 15 01 12
  48. DECRETO N 003-2012 – criação Paróquia N Sra Saúde – Caponga, Cascavel 15 01 12
  49. DECRETO N 006-2012 – criação Paróquia N Sra Mãe dos Pobres – Tancredo Neves, Fortaleza 15 01 12
  50. DECRETO N 008-2012 – criação Paróquia São Francisco de Assis – Jereissati II, Pacatuba 15 01 12
  51. DECRETO N 004-2012 – criação Paróquia São Geraldo Magela – Planalto, Caucaia 15 01 12
  52. DECRETO N 007-2012 – criação Paróquia N Sra Mãe de Lourdes – Bairro Ellery, Fortaleza 15 01 12
  53. DECRETO N 005-2012 – criação Paróquia N Sra Carmo – Croatá, São Gonçalo do Amarante 15 01 12
  54. DECRETO N 001-2012 – criação Paróquia N Sra das Dores – Campos Belos, Caridade 15 01 12
  55. DECRETO N 012-2012 – criação da Paróquia São José – Papicu, Fortaleza 12 03 12
  56. DECRETO N 011-2012 – criação da Área Pastoral Nossa Senhora do Brasil – Messejana, Fortaleza 02 02 12
  57. DECRETO N 013-2012 – criação da Paróquia São Pedro – Barra do Ceará, Fortaleza 29 05 12
  58. DECRETO N 014-2012 – Criação da Área Pastoral Nossa Senhora – Parque Rio Branco – Par. Ant. Bezerra 18 07 12
  59. DECRETO N 002-2013 – Criação da Área Pastoral São Miguel Arcanjo – Novo São Miguel, Caucaia 21 02 13
  60. DECRETO N 001-2013 – Criação da Área Pastoral São José Operário – Araturi, Caucaia 21 02 13
  61. DECRETO N 005-2013 – criação da Paróquia N Sra Fátima – Álvaro Weyne 16 05 13
  62. DECRETO N 010-2013 – criação da Paróquia São Francisco – Acaracuzinho, Maracanaú 12 12 13
    (DECRETO N 004-2014 – São João Paulo II – padroeiro Paróquia de Acaracuzinho, Fortaleza 27 04 14.)
  63. DECRETO N 007-2013 – criação da Paróquia São José – Alto Luminoso, Cascavel 12 12 13
  64. DECRETO N 008-2013 – criação da Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição – Taquara, Caucaia 12 12 13
  65. DECRETO N 012-2013 – criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Lagoa Seca, Pacajus 26 12 13
  66. DECRETO N 013-2013 – criação da Paróquia São Francisco de Assis – Quintino Cunha, Fortaleza 26 12 13
  67. DECRETO N 009-2013 – criação da Paróquia São José – Vila Pery, Fortaleza 12 12 13
  68. DECRETO N 011-2013 – criação da Área Pastoral São Pedro e São Paulo – Capim de Roça, Pindoretama 12 12 13
  69. DECRETO N 001-2014 – criação da Área Pastoral Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Pavuna 27 12 13
  70. DECRETO N 002-2014 – criação da Área Pastoral São Francisco de Assis em Mangabeira, Eusébio  02 02 14
  71. DECRETO N 001-2015 – criação da Paróquia São Francisco Xavier – Conjunto Esperança, Fortaleza 01 01 15
  72. DECRETO N 002-2015 – criação da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara, Caucaia 01 01 15
  73. DECRETO N 003-2015 – Criação da Paróquia São José Operário – Araturi, Caucaia 01 01 15
  74. DECRETO N 004-2015 – criação da Paróquia Cristo Rei -Putiú, Baturité 01 01 15
  75. DECRETO N 005-2015 – criação da Paróquia São João Paulo II – Messejana, Fortaleza 01 01 15
  76. DECRETO N 006-2015 – criação da Paróquia São José – Canindé 10 01 15
  77. DECRETO N 011-2015 – criação da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Pavuna, Pacatuba 12 12 15
  78. DECRETO N 012-2015 – criação da Área Pastoral São João Batista – Jaçanaú, Maracanaú 23 12 15
  79. DECRETO N 001-2016 – Criação da Paróquia São José – Passaré, Fortaleza 11 03 16
  80. DECRETO N 002-2016 – Criação da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja – Parque Rio Branco  03 05 16
  81. DECRETO N 003-2016 – Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Parque Genibaú, Fortaleza  08 05 16
  82. DECRETO N 004-2016 – criação da Área Pastoral São João Batista – Jacarecoara, Cascavel 01 06 16
  83. DECRETO N 008-2016 – criação da Paróquia São Francisco de Assis – Mangabeira, Eusébio 04 10 16
  84. DECRETO N 009-2016 – criação da Paróquia Santo Antonio de Pádua – Planalto do Pici, Fortaleza 18 11 16
  85. DECRETO N 002-2017 – retificação limites São João Batista – Horizonte 12 02 17
  86. DECRETO N 004-2017 – criação da Área Pastoral São Pedro da Paróquia São Francisco das Chagas – Canindé 15 02 17
  87. DECRETO N 003-2017 – Criação da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Conjunto Santa Teresinha, Fortaleza 13 02 17

OBSERVAÇÕES:
– 62 paróquias criadas por Dom José Antonio até 1º. de abril de 2017.
– 21 áreas pastorais criadas por Dom José Antonio, das quais ainda 8 continuam áreas pastorais até 1º. de abril de 2017.
– 3 reconfigurações de áreas pastorais e 2 retificações de limites paroquiais.
– 2 transferências de comunidades entre territórios paroquiais (Canindé – Caridade; Palmácia – Tabatinga).

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais