Grito dos Excluídos chega a 27º edição com programação online

Na próxima terça-feira, 7 de setembro, comemora-se o Dia da Pátria, para celebrar essa data acontece anualmente há 27 anos, o Grito dos Excluídos. Na Arquidiocese de Fortaleza ocorrerá uma live, às 9h, organizada pelas Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base e Organismos com transmissão pelo Youtube arquidiocesano.

O tema de todas as edições do evento é “vida em primeiro em primeiro lugar”, um convite aos cristãos a terem ações voltadas aos mais vulneráveis. Para dom José Valdeci Mendes (Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora/CNBB) “o lema deste 27º Grito dos Excluídos e Excluídas nos convida entrar “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!” Queremos que todos os rostos e gritos de todas realidades sejam vistos e ouvidos!”.

O pré-Grito está ocorrendo de 1º a 3 de setembro com vigílias em alguns cemitérios da capital cearense (Parangaba, Antônio Bezerra e Bom Jardim) em solidariedade as famílias que perderam os seus entes queridos para a covid-19. No dia 4, às 15h, terá um momento de reivindicação de direitos com a população em situação de rua, na Praça da Bandeira, Centro de Fortaleza.