Grito dos Excluídas e Excluídas de Fortaleza acontece no Lagamar

A décima sétima edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Fortaleza acontece, no dia 7 de setembro,  na comunidade do Lagamar, bairro São João do Taupe. A concentração inicial será, às oito horas, na Praça São Francisco. A caminhada percorrerá algumas ruas do Lagamar, encerrando em frente à Igreja Sagrada Família, Praça Padre Pasquale, bairro Pio XII. [VEJA O MAPA] Este ano o Grito tem como tema, “Pela Vida grita a TERRA. Por direitos todos nós.” O tema quer dar continuidade às questões levantadas pela Campanha da Fraternidade 2011 cujo tema foi “Fraternidade e Vida no Planeta”. [VEJA VÍDEO COM DOM JOSÉ LUIZ]

O Grito quer clamar por vida e direitos. Quer denunciar a morte, em suas mais variadas faces: dizimação de crianças, jovens, adultos, idosos e a degradação do meio ambiente. Quer, também, denunciar os despejos e remoções geradas pela intervenções estruturais que compõem o pacote de obras para a Copa do Mundo 2014, como a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o alargamento de ruas e a construção de grandes hotéis. Tais obras ameaçam a vida de cerca de dez mil famílias, integrantes de comunidades dos mais diversos bairros, as quais poderão ser removidas por causa dessas obras. Quer denunciar, ainda, a violação dos direitos da população que não tem nenhuma garantia da melhoria na qualidade de vida. Enquanto isso, R$ 9 bilhões do dinheiro público serão gastos com infra-estrutura para esse megaevento.

O Grito dos Excluídos e Excluídas é um momento de aglutinação das lutas sociais no Brasil. Reúne diversos atores sociais dos movimentos sociais, organizações não governamentais, paróquias e áreas pastorais da Igreja, comunidades e pessoas de boa vontade. Nasceu em 1995 como um gesto concreto da segunda Semana Social Brasileira, evento realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).

Serviço:
Décima sétima edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Local: Praça São Francisco – Comunidade do Lagamar
Organização: Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese Fortaleza em parceria com movimentos populares e organizações da sociedade civil.
Contatos: Padre Lino Allegri (Pastoral do Povo da Rua) (85) 3270.1486, Emanuel (Comunidade do Lagamar) (85) 8828. 4573, Cássia (Comunidade Trilha do Senhor) (85) 8813 6991, Francisco Vladimir (Jornalista, membro da Pastoral do Migrante)

Uma resposta

1. NÃO PODEMOS CALAR,NOSSO MANIFESTO É MUITO MAOIR QUE O SILÊNCIO,NÃO POSTERGUEMOS AS NOSSAS VISTAS AS NECESSIDADES DE NOSSO POVO.A IGREJA EM PRESENÇA DA COMUNIDADE , SÓ ASSIM PODEMOS ATRAVES DO CLAMOR DO POVO LUTAMOS POR DIREITOS,CHEGA DE SE ALIMENTAR DE ESPERANÇA.
    ESTOU NESSA JUNTO. !!! SIDNEY VIDAL DOS SANTOS ([email protected]) TERÇOS DOS HOMENS(PARANGABA)