Goiânia é escolhida pela CNBB sede do 19° Congresso Eucarístico Nacional em 2027

A cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, foi anunciada como sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado de 3 a 7 de setembro de 2027. O anúncio foi feito pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, no encerramento da missa do 18º CEN, que aconteceu de 11 a 15 de novembro, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

O arcebispo de Goiânia e presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, recebeu das mãos do arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, a réplica do ostensório símbolo do CEN 2020. A realização do Congresso será de responsabilidade da arquidiocese de Goiânia em colaboração com as dioceses de todo o regional Centro-Oeste da CNBB, que abrande o Distrito Federal e o estado de Goiás.

O momento do anúncio:

História do Congresso Eucarístico

Realizado pela primeira vez em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos apoiado por São Pedro Julião Eymard, o Congresso Eucarístico é um momento de convergência das pessoas que professam a fé católica na realidade da Eucaristia e que desejam dar testemunho público de fé.

No Brasil, a realização dos congressos teve início em 1933, em Salvador (BA), que teve como tema: “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”.  O último aconteceu em Recife (PE), que sediou o CEN pela segunda vez, a primeira foi em 1939.

• 1933 – Salvador-BA
  • 1º Congresso Eucarístico Nacional – Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento.
  • 1936 – Belo Horizonte-MG
  • 2º Congresso Eucarístico Nacional – Luz e Vida.
  • 1939 – Recife-PE
  • 3º Congresso Eucarístico Nacional – A Eucaristia e a vida cristã.
  • 1942 – São Paulo-SP
  • 4º Congresso Eucarístico Nacional – Vinde a mim todos.
  • 1948 – Porto Alegre-RS
  • 5º Congresso Eucarístico Nacional – Ação social.
  • 1953 – Belém-PA
  • 6º Congresso Eucarístico Nacional – Luz e Vida.
  • 1960 – Curitiba-PR
  • 7º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, luz e vida do mundo.
  • 1970 – Brasília-DF
  • 8º Congresso Eucarístico Nacional – A mesa do Senhor.
  • 1975 – Manaus-AM
  • 9º Congresso Eucarístico Nacional – Repartir o pão.
  • 1980 – Fortaleza-CE
  • 10º Congresso Eucarístico Nacional – Para onde vais?
  • 1985 – Aparecida-SP
  • 11º Congresso Eucarístico Nacional – Pão para quem tem fome.
  • 1991 – Natal-RN
  • 12º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia e Evangelização.
  • 1996 – Vitória-ES
  • 13º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, vida para a Igreja.
  • 2001 – Campinas-SP
  • 14º Congresso Eucarístico Nacional – Fonte da missão e vida solidária.
  • 2006 – Florianópolis-SC
  • 15º Congresso Eucarístico Nacional – Ele está no meio de nós.
  • 2010 – Brasília-DF
  • 16º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia, pão da unidade dos discípulos e missionários.
  • 2016 – Belém-PA
  • 17º Congresso Eucarístico Nacional – Eucaristia e partilha na Amazônia missionária.
  • 2022 – Recife-PE
  • 18º Congresso Eucarístico Nacional – Pão em todas as mesas.

Foto de capa: Arquidiocese de Goiânia
    Texto: CNBB