Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Fundador da Comunidade Shalom participa de painel no Curso para os Bispos

A  Arquidiocese do Rio de Janeiro sedia a 33ª edição do Curso  para os Bispos de 23 a 27 de janeiro. Neste ano, o Seminário traz como tema: “Novas comunidades e a evangelização hoje”. O Fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, participou do painel com fundadores na manhã desta terça-feira, dia 24. 

Foto: arqrio

“A evangelização nos dias de hoje não é como antigamente, a linguagem e o método de evangelizar mudaram, como nos diz o Papa Francisco. É preciso ir ao encontro das ovelhas e não ficar na Igreja ou “sacristia” esperando os fiéis. Cumprindo aquilo que Jesus pediu, a Igreja tem que ir ao encontro das ovelhas perdidas”, explica o Cardeal da Arquidiocese anfitriã, Dom Orani João Tempesta. “A evangelização nos dias de hoje tem que se adaptar a novos públicos, a Igreja tem que evangelizar para todas as pessoas e ensinar o caminho correto para se chegar ao Reino de Deus”, complementa o prelado. 

Um dos conferencistas do Curso é o Cardeal Kevin Farrell, presidente do Dicastérios para os leigos, a família e a vida. Neste final de semana o purpurado esteve em Fortaleza onde cumpriu agenda de atividades na sede internacional da Comunidade Shalom, a Diaconia Geral, localizada na cidade de Aquiraz. Cardeal Farrel também conheceu o trabalho desenvolvido no Condomínio Espiritual Uirapuru, espaço eclesial que reúne instituições com trabalhos de promoção da dignidade humana. 

Foto: arqrio

Ainda são convidados do Curso para os Bispos: Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; padre Luis Navarro, reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma; padre Alexandre Awi Mello, superior geral do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt; Dom Roberto Lopes, OSB, vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro; e fundadores de comunidades.

Núncio Apostólico visita Shalom e Bispos vão ao shopping 

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Di Quattro, que está participando do Curso para os Bispos, na noite desta segunda-feira, presidiu a Santa Missa no Centro de Evangelização do Shalom, localizado no bairro do Catete. 

Núncio Apostólico visita a Comunidade Shalom, no Rio de Janeiro. Foto: shalomrio

Na programação do seminário dos Bispos, no dia do passeio os participantes irão  visitar in loco um trabalho das novas comunidades na cidade do Rio de Janeiro dentro da realidade de hoje do shopping center. “Iremos a um deles, mas as demais experiências estarão presentes para partilhar as várias situações de evangelização”, explica a organização do encontro. 

Sobre a Comunidade Shalom

A Comunidade Shalom nasceu em Fortaleza, em 9 de julho de 1982, hoje está presente em 30 países com um total de 6.621 membros da Comunidade de Vida e Aliança, e mais 20 mil membros em grupos de oração. 

Diálogos com os Bispos

Moysés Azevedo também participou do programa Diálogo com os Bispos, uma  produção da Webtv Redentor e a Rede Vida, junto ao Cardeal Orani e a DOm Welligton Queiróz, Bispos de Cristalândia, no Tocantins. 

Na ocasião, Moysés, que é leigo consagrado, partilhou sobre sua experiência antes da Comunidade e como se deu a fundação da instituição, que é uma das maiores Novas Comunidades do mundo. 

“Algo essencial é favorecer em tudo para que o jovem, ao entrar no Shalom, tenha sua experiência pessoal com Cristo e possa crescer nela. Nós temos um itinerário formativo e educativo para que a pessoa inicie o seu caminho como membro da Obra possa amadurecer e fazer a renovação cotidiana de sua experiência com Deus”, explica o Fundador. 

Confira o  programa na íntegra:

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais