Frei italiano é o novo Superior dos Frades Capuchinhos

O novo Superior Geral, frei Genuin, é italiano e tem 50 anos. Os capuchinhos estavam reunidos no Capítulo Geral em Roma desde 27 de agosto.

Cidade do Vaticano

Desde a manhã desta segunda-feira, 3 de setembro de 2018, os Frades Menores Capuchinhos têm novo Superior Geral, na pessoa do frei Roberto Genuin, de cinquenta anos, da Falcade (BL).

Frei Roberto tem um currículo respeitável: formado na Pontifícia Universidade Lateranense, Summa cum laude, foi diversas vezes Superior local. Professor, e por nove anos ministro provincial do Triveneto. A atualmente era Superior do convento de Rovereto (TN). Depois de ter participado duas vezes nos Capítulos Gerais, está agora à frente da Ordem pelos próximos seis anos.

Participação do cardeal brasileiro Dom João

Na sexta-feira (31/08) o Cardeal João Braz de Aviz. Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, concelebrou a Eucaristia solene ladeado pelo Ministro Geral, pelo Vigário e alguns membros do Conselho Geral. Em homenagem a ele as leituras da liturgia foram feitas em português. Desde a saudação inicial, imediatamente todos os Capitulares se surpreenderam com a sua amabilidade e a sua simplicidade. Na homilia, deixando o texto preparado, ele falou à vontade, em italiano, enquanto frei Charles Serignat traduzia magistralmente em inglês.

“ A vida consagrada tem um lugar muito importante na Igreja. Deus permitiu ao Espírito Santo falar à Igreja também através da multiplicidade dos carismas. E este caminho não terá fim na vida da Igreja. O carisma não vem dos homens, mas de Deus. ”

“Deus sabe por quanto tempo ele deve permanecer na sua Igreja. O carisma franciscano, em vez de diminuir, cresce e se multiplica em outros carismas. Este carisma é um grande dom para a Igreja. Este Capítulo Geral é talvez o mais numeroso entre os que eu já participei nestes sete anos aqui em Roma”. Após a Eucaristia, o cardeal brasileiro almoçou com os Capitulares.